Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Mauro Filho rebate Bolsonaro: “preço não cai por causa do aumento do ICMS, mas sim pelas tarifas de distribuidores”

Mauro Filho
Mauro Filho. Foto: Divulgação Câmara dos Deputados

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O deputado federal Mauro Filho rebateu o argumento do presidente Jair Bolsonaro sobre a questão envolvendo o ICMS dos combustíveis.

“O presidente vem reclamando sobre a redução do preço do combustível por parte dos estados brasileiros, afirmando que a queda dos preços nas bombas não acompanha a redução a partir da refinaria. No entanto, deve-se aferir que a queda desse valor não se dá pelo aumento do ICMS, como está sendo sugerido, pois o valor dessa taxa não foi alterado”, declarou.

“É preciso lembrar dos custos que estão inseridos no transporte desse combustível da refinaria até o posto de gasolina. O preço não cai por causa do aumento do ICMS, mas sim pelas tarifas de distribuidores e demais custos ao longo desse processo”, continuou o parlamentar.

Segundo ele, o ICMS permaneceu inalterado entre 2014 até 2019.  “Na verdade, a participação dos governadores estaduais na formação de preço dos combustíveis foi reduzida de 2014 até 2019, e não o contrário, como vem sendo proposto”, pontuou.

Na semana passada, Bolsonaro havia lançado um “desafio” aos governadores envolvendo a cobrança do tributo.  “Zero o meu (ICMS) que sou federal, e eles zeram o deles”, disparou na ocasião. Em carta divulgada, os governadores afirmaram que não poderiam abrir mão da cobrança que, segundo eles, representa até 20% do tributo.

https://www.facebook.com/maurobenevidesf/videos/166999678056292/

Leia Mais
+Bolsonaro sobre ICMS dos combustíveis: “a responsabilidade é minha e dos governadores também”
+Camilo pede discussão “sem factoides” sobre ICMS e culpa Petrobras pelo preço dos combustíveis

Mais notícias