Marinha afirma que já coletou 525 toneladas de óleo nas praias nordestinas

Segundo o levantamento divulgado neste domingo, 20, pela Marinha, as manchas de óleo apareceram em 194 praias de 28 municípios.


Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Marinha do Brasil já coletou o total de 525 toneladas de resíduos de óleo nas praias do Nordeste. Segundo o levantamento divulgado neste domingo, 20, pela Marinha, as manchas de óleo apareceram em 194 praias de 28 municípios. Todos os noves estados da região foram atingidos. Cerca 2.250 km da costa brasileira já foram atingidos em algum momento.

Apesar dos estudos desenvolvidos, ainda não foi possível apontar a origem do óleo. A explicação é que a densidade do material faz com que ele se espalhe por baixo da superfície do mar. Isso o torna indetectável visualmente por satélites ou em sobrevoos. O óleo fica visível apenas quando já está muito próximo à costa.

Por não saber de onde vem o óleo, a Marinha não pode determinar por quanto tempo ainda persistirão as manchas no litoral do Nordeste. Pelo mesmo motivo, as autoridades seguem sem descartar nenhuma possibilidade sobre a contaminação.