Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Mansueto pede demissão do Governo Bolsonaro

Secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida. Foto: Agência Brasil.

Equipe Focus.Jor
focus@focus.jor.br

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, pediu demissão a Paulo Guedes e avisou ao ministro da Economia que deverá seguir para a iniciativa privada. A decisão aconteceu há cerca de três semanas, de acordo informações da CNN, que apurou com uma alta fonte da equipe econômica.

A intenção de Mansueto de deixar o Governo Bolsonaro vem desde o segundo semestre de 2019. O ministro da Economia chegou a anunciar que indicaria o cearense para o futuro Conselho Fiscal da República, previsto para ser criado após a aprovação de um novo pacto federativo pelo Congresso Nacional.

Porém, como os debates sobre o pacto federativo não avançaram no Legislativo, Mansueto resolveu deixar o Governo agora. De acordo com a publicação da CNN, fontes próximas ao ministro da Economia revelaram que o secretário pediu para deixar o posto nos “próximos dias”, pois terá de cumprir quarentena antes de assumir um cargo na iniciativa privada.

Mansueto no Focus Colloquium
No Focus Colloquium, Mansueto falou que o atual sistema tributário do País é caótico. A reforma seria uma das bandeiras encampadas pelo Ministério da Economia no pós-pandemia.

“O Brasil tem um sistema tributário caótico e deixa uma grande dor e cabeça em todos os empresários. A gente precisa depois do desafio da reforma da Previdência encarar o desafio de fazer uma reforma tributária nesse País. Para isso, será necessário muito diálogo político”, disse à época.

Em outra ponta, criticou a chamada judicialização da política. “As pessoas contestam aspectos daquelas leis nos tribunais. Muitas vezes, decorre da judicialização da política. Nós como sociedade não conseguimos aprovar no Congresso Nacional, tentamos vencer o debate por meio da judicialização”, comentou.

Reveja a entrevista de Mansueto Almeida no Focus Colloquium

Mais notícias