Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Manifesto por imposto único é lançado em São Paulo

Equipe Focus
focus@focus.jor.br
A implementação por um imposto único  sobre transações financeiras no Brasil foi o centro de um manifesto, organizado por um grupo de empresários. O Manifesto da Sociedade Empreendedora pelo Imposto Único foi lançado hoje,16, e contou com a presença do vice-presidente da República, general Hamilton Mourão. Na oportunidade, teve a oficialização do Instituto Brasil 200 que tem como presidente Gabriel Kanner. O nome da instituição é em homenagem ao bicentenário da Independência, que será comemorado em 2022. O evento foi realizado no Hotel Unique, na zona sul da capital paulista.
A solenidade contou com a presença de 400 empresários e representantes de associações de classes patronais e sindicais. Participantes do encontro afirmaram que já existe uma frente parlamentar que conta com o apoio de de 230 deputados e 10 senadores. Segundo Kanner, “As lideranças empresariais têm que estar à frente do processo. Durante muitos anos, ficamos ausentes do debate público deixando um vácuo que foi ocupado por pessoas incapacitadas”, e que a aprovação do Imposto Único mudaria a forma de tributação e a base de arrecadação seria ampliada. “Seria uma grande simplificação que levaria à diminuição da estrutura de fiscalização por parte do Estado”, concluiu o presidente do Instituto Brasil 200.
O Imposto Único prever a tributação em qualquer transação financeira de conta corrente para conta corrente, no percentual de 2,5% no débito e em 2,5% no crédito. Assim, o imposto manterá o mesmo nível de arrecadação, mesmo que diminuindo a alíquota e a quantidade de tributos, porque é um imposto “insonegável”, defendeu Kanner.
Em entrevista ao Estadão/Broadcast, o deputado federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PSL-SP)  ressaltou que a reforma tributária “tem menos antagonismo no Congresso” do que outras pautas. “Há uma comunhão de que o atual sistema não funciona, não é favorável. Em função do Estado e das leis estarem crescentes, foi criado um desbalanço: temos agora muita tributação e muita regulação” e finalizou que esse será o próximo objetivo do Congresso.
O Instituto Brasil 200 tem por finalidade ficar mais próximo do parlamento, para fins de demonstrar sobre a necessidade e importância de uma reforma tributária, bem como sobre outros pontos importantes de interesse do Instituto. A sede da organização funcionará a partir de agosto, cuja sede será em São Paulo.
*Com informações Estadão

Mais notícias