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Makro em Fortaleza: Carrefour vai definir cronograma de mudança para bandeira Atacadão

A rede Makro atua na Argentina, Peru, Colômbia, Venezuela e Colômbia, além do Brasil, onde está presente desde 1972, com 74 lojas de atacarejo e atacado.
(Foto: Alisson J. Silva)

Átila Varela
atila@focus.jor.br

O  Grupo Carrefour Brasil não quer perder tempo. Após a Superintendência-Geral do Cade aprovar, sem restrições, a aquisição de 30 lojas do Makro no Brasil, a varejista já estuda um cronograma para converter lojas e fazer alterações das unidades que estavam sob a égide da empresa holandesa (pertencente ao grupo SHV). Uma delas está localizada no bairro Dias Macedo, em Fortaleza, que passará a ser Atacadão.

Por enquanto, pouco se sabe da futura operação na Capital cearense. “A loja que pertence ao Makro no Ceará será convertida na bandeira Atacadão e, em breve, a empresa definirá o cronograma de abertura da unidade”, disse a empresa ao Focus em nota.

A loja do Makro em Fortaleza entrou na lista dos 30 ativos pulverizados em 17 Estados que a francesa adquiriu. 22 empreendimentos são próprios e 8 alugados. Dentro de 14 unidades há também postos de gasolina operados pela companhia holandesa.  A transação, que foi iniciada em fevereiro, girou em R$ 1,95 bilhão.

O negócio vai permitir que a bandeira do Atacadão aumente, especialmente no Rio de Janeiro e no Nordeste, suas operações.  As novas lojas somam-se às 187 lojas já existentes do Atacadão que continuará com seu forte crescimento orgânico.

O Carrefour tem uma meta ambiciosa: elevar em 60% as vendas com a mudança de Makro para Atacadão e que a estrutura de custos seja otimizada, “possibilitando o alcance gradual de níveis de rentabilidade similares aos existentes nas lojas atuais”.

Antes da operação, o Makro tinha 74 unidades no País. Números operacionais mostram faturamento de R$ 7 bilhões anualmente. Fora do Brasil, a rede atua na Argentina, Peru, Colômbia, Venezuela e Colômbia.

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