Maior produtora de flores do País, Reijers aumenta em 300% despachos aéreos após hub da Air France-KLM

Holanda e Estados Unidos são os principais compradores dos produtos da empresa


Produção de flores na Serra da Ibiapaba
Produção de flores na Serra da Ibiapaba. Foto: Divulgação Reijers

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A maior produtora de flores do País, a companhia Reijers, aumentou em 300% o número de despachos de flores e plantas em 2019. Foram enviadas para o mercado internacional 26.130 caixas, número superior às 8.599 enviadas no ano passado. Holanda e Estados Unidos são os principais compradores.

O crescimento é reflexo do hub aéreo, que facilitou a logística do transporte aéreo dos produtos. Segundo Roberto Reijers, diretor da empresa, as melhorias no processo logístico possibilitaram, principalmente, o escoamento da produção para os estados da Região Norte do País, como Santarém, no Pará, e Rio Branco, no Acre.

Além dos despachos aéreos, a produção de flores e plantas no Ceará também cresceu acima da média nacional. “Nos últimos quatro anos o Brasil aumentou, em média, 8% sua produção. Já no Estado, apesar da falta de água, esse percentual cresceu 25%”, afirma Roberto Reijers.

Em 2018 foram produzidas 115 mil hastes de flores por dia, totalizando 41 milhões de botões. Este ano, mais de 52 milhões de botões já foram produzidos, o que corresponde a um crescimento de 24% em relação ao ano passado.

Atualmente o Ceará ocupa a vice-liderança quando o assunto é distribuição de flores no Brasil. A Reijers abastece os mercados do Norte e do Nordeste do País, além dos estados de São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Cuiabá.

Nos últimos anos o varejo aumentou a demanda de pedidos e hoje representa 30% do faturamento do Grupo. “Além do Mercado das Flores, em Fortaleza nossos produtos estão disponíveis nas prateleiras dos principais supermercados da cidade, o que democratiza o acesso ao produto”, afirma Anderson Matos, Analista de Resultados da Reijers. Os decoradores (45%) e os pequenos distribuidores (25%) ainda são os principais compradores.

Leia Mais
+Maior produtora de flores do País, Reijers dobra produção em São Benedito
+Reijers investe em novos processos para adequar produtos às exigências do mercado europeu
+Grupo Reijers mira exportar 1,5 milhão de hastes para o mercado europeu e cita hub da Air France-KLM