Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

M.Dias Branco é selecionada como estudo de caso de abertura de capital na Bolsa

Geraldo Luciano e Ivens e Sá Dias Branco, durante abertura de IPO na B3. Foto: Divulgação

Átila Varela
atila@focus.jor.br

A cearense M. Dias Branco foi escolhida como estudo de caso da Bolsa de Valores. Nesse sentido, a análise da companhia cearense integra o e-book da série Histórias que Inspiram. O capítulo intitulado é “Da família para o mundo: A abertura de capital da M. Dias Branco”.  A publicação em sua segunda edição ainda conta com os cases da Odontoprev, Magazine Luiza e TOTVs (baixe aqui o e-book).

O livro conta a história da companhia e foca no período de abertura de capital e na evolução da empresa a partir do IPO (Initial Public Offering).  “Receber esse reconhecimento da B3 é de suma importância para nossa companhia e para todos os profissionais que contribuíram direta ou indiretamente para seu desenvolvimento ao longo de sua trajetória. A abertura de capital, realizada em 2006, constitui-se em um importante marco de nossa história. Impulsionou a Companhia a continuar implementando melhorias em sua governança e apoiou decisivamente seu crescimento orgânico e inorgânico, contribuindo, assim, para a perpetuação do negócio”, afirma Francisco Ivens de Sá Dias Branco Jr., presidente da M. Dias Branco.

“Desde então, a empresa continuou expandido sua atuação para novas categorias de produtos, realizou a aquisição de marcas importantes no cenário nacional, como Vitarella e Piraquê, bem como ampliou significativamente seu parque industrial. Se somos a maior empresa de massas e biscoitos do País, muito se deve, também, à confiança do mercado de capitais”, completa o empresário.

O case publicado pela B3 lembra que, em 24 de junho de 2016, Ivens e Sá Dias Branco, então presidente do Conselho de Administração, faleceu, deixando preparada a sucessão na empresa. Ele declarava que a abertura de capital havia contribuído extraordinariamente para o processo de sucessão, com a profissionalização da gestão e o fortalecimento da governança corporativa.

Abaixo, a história da M.Dias Branco

1936
A história da M. Dias Branco começa com a chegada da família Dias Branco a Fortaleza, onde o português Manuel Dias Branco instala a Padaria Imperial.

1940
Manuel Dias Branco forma uma sociedade com seus irmãos José e Orlando, justificando a razão social da empresa como M. Dias Branco & Irmãos.

1951
A empresa se transfere para novas instalações, ainda em Fortaleza, na Rua João Cordeiro, com o nome de Padaria Fortaleza.

1953
Francisco Ivens de Sá Dias Branco, filho de Manuel, ingressa na sociedade. Neste mesmo ano, começam as atividades da Fábrica Fortaleza como indústria de massas alimentícias.

1962
A Fábrica Fortaleza, agora com a razão social de M. Dias Branco S/A Comércio e Indústria, moderniza seu parque fabril e amplia sua área de negócios com o lançamento de novos produtos.

É criado o Fortinho, mascote da Fábrica Fortaleza estampado nas embalagens dos produtos e veiculado na mídia impressa e televisiva.

1972
A Fábrica Fortaleza se torna a terceira empresa mais importante do país em sua área de atuação e capacidade produtiva, tornando-se líder de mercado nas regiões Norte e Nordeste

1976
Começa a construção da nova sede da Fábrica Fortaleza, em um terreno de 600.000 m² na BR-116, Km 18.

1980
Todas as atividades da empresa são transferidas para a nova sede da Fábrica Fortaleza, no município de Aquiraz (Ceará), posteriormente desmembrado no município de Eusébio. Lá são instaladas novas linhas de massas e biscoitos e modernos silos para estocagem de matérias-primas.

1992
Entra em operação em Fortaleza, o primeiro moinho da M. Dias Branco. Esse empreendimento representa um marco para o mercado de farinha de trigo e seus derivados no País. O Moinho Dias Branco tem parte de sua produção destinada ao abastecimento da Fábrica Fortaleza.

2000
O segundo moinho da M. Dias Branco, o Grande Moinho Potiguar, inicia suas atividades na cidade de Natal (Rio Grande do Norte). É um projeto integrado, composto por um moinho de trigo e de uma fábrica de massas.

No mesmo ano, é assinado o protocolo de intenções de construção do Grande Moinho Aratu, moderno complexo industrial que seria composto por um moinho de trigo, uma fábrica de biscoitos, uma fábrica de massas e um porto privativo.

2002
Inaugurada em Fortaleza a GME, unidade industrial de produção de gorduras e margarinas especiais, com parte destinada ao abastecimento da própria empresa e outra para venda no mercado, marcando a entrada neste novo segmento.

2003
A M. Dias Branco adquire a empresa Adria Alimentos do Brasil Ltda., composta pelas indústrias: Adria (São Caetano do Sul/SP), Isabela (Bento Gonçalves/RS), Basilar (Jaboticabal/SP) e Zabet (Lençóis Paulistas/SP). Essa aquisição permitiu que a empresa assumisse a liderança nacional, em volume, do mercado de biscoitos e massas.

2005
Inicia-se a operação, em Cabedelo (Paraíba), do Grande Moinho Tambaú, como parte de um complexo industrial que inclui uma indústria de massas e um centro de distribuição regional.

2006
Abertura de capital com início de negociação das ações na Bolsa de Valores de São Paulo e ingresso no segmento Novo Mercado, mais alto nível de governança corporativa exigido no mercado de capitais brasileiro.

2008
A M. Dias Branco adquire a Indústria de Alimentos Bomgosto Ltda., sediada em Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco) e conhecida pelas marcas Vitarella e Treloso.

2011
A empresa adquire a NPAP Alimentos S/A, empresa que há mais de um século fabrica, em Pernambuco, os biscoitos e massas da marca Pilar.

2012
Aquisição do Moinho Santa Lúcia, localizado em Aquiraz (Ceará). A empresa atua no mercado com as marcas Predilleto e Bonsabor.

2014
Um moinho é adquirido em Rolândia (Paraná), ampliando a verticalização de farinha de trigo, e outro começa a ser construído em Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul).

Em maio, Ivens Dias Branco Júnior assume a presidência da empresa. Com o novo nome à frente da companhia, Ivens Dias Branco assume a presidência do Conselho Administrativo.

2015
A M. Dias Branco inaugura sua moderna fábrica de torradas no município de Eusébio (Ceará), lançando-se neste novo segmento com suas diferentes marcas.

2017
A empresa alcança a maior receita líquida e Ebtida da história em valores absolutos. Neste ano, são lançados os produtos Adria Plus Life, linha de alimentos integrais da companhia, e é feito o arrendamento da área e infraestrutura pública do Porto do Rio de Janeiro.

2018
Em maio, a M. Dias Branco conclui a aquisição de 100% das ações da Indústria de Produtos Alimentícios Piraquê, alinhada ao objetivo de acelerar seu crescimento nas regiões Sul e Sudeste.

Mais notícias