Luto na infância: instituição lança e-book gratuito para falar sobre a morte com crianças

O objetivo da publicação é tornar o assunto mais acessível para as famílias e desenvolver com cuidado a aceitação da perda na criança


Anjo. Foto: Pixabay

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Ainda encaramos a morte como um tabu. Em tempos de COVID-19 e isolamento social, as despedidas se tornaram mais difíceis. O quadro se agrava mais quando é preciso falar sobre o tema com as crianças.

Visando facilitar a comunicação entre pais e filhos, a Escutha Psi, instituição de educação continuada para os cuidados em saúde, com a Editora Uece, lançaram o e-book gratuito “Como comunicar às crianças a morte de um ente querido por COVID-19?”. O objetivo é tornar o assunto mais acessível para as famílias e desenvolver com cuidado a aceitação da perda na criança.

“Temos a ideia errônea de que evitar falar sobre morte vai nos impedir de viver a dor e o sofrimento. Mas ela é inevitável, e quando encontramos espaço para o diálogo é o momento em que abrimos uma janela para que esse processo seja vivido de maneira mais confortável. Sendo assim, isso não é diferente com as crianças. Evitar falar sobre isso não protege as crianças do processo do luto, bem como pode ser um grande complicador na vida adulta”, disse a diretora da Escutha, a psicóloga hospitalar e coautora do e-book Fernanda Lopes.

Baixe o e-book gratuitamente em: Como comunicar às crianças a morte de um ente querido por Covid19 (1)

Abaixo, uma prévia do livro