Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Lula bate em Ciro e aposta na polarização com Bolsonaro

Lula-lá já se move pelas críticas de Ciro Gomes, o ator político que um dia convenceu a mudar seu título eleitoral de Fortaleza para São Paulo com a promessa de que apoiar uma candidatura ao governo paulista.

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br
Pelo andar dos acontecimentos, Lula trabalha pela polarização com Bolsonaro. E vice-versa. Tanto que Lula e o PT demonstram incômodo com as críticas de Ciro Gomes (PDT). Em seu Twitter, Lula dedica uma postagem ao seu ex-aliado que se tornou um duro crítico do lulo-petismo. O ataque se apega à ausência de Ciro na campanha do segundo turno da eleição presidencial, quando o pedetista deixou o País e apenas declarou que, no dia da eleição, votaria em Haddad, mas não faria campanha para o petista.
O post de Lula: “Eu fico pesando o que o Ciro fez. As coisas boas e ruins, e prefiro ficar com as boas. Ele nos ajudou no governo. Agora, ele escolheu ir para Paris no segundo turno e xingar o povo que votou no Haddad e não nele.”
Há uma leitura política a ser feita. Com sua postagem, Lula busca responsabilizar Ciro pela vitória de Jair Bolsonaro na disputa presidencial. É uma tentativa de impedir que Ciro avance no mercado político-eleitoral da esquerda.
Na prática, Lula busca o mesmo de Bolsonaro: a polarização. Qualquer um que tentar se meter no meio ou criar uma terceira via será solenemente rechaçado. Pelos dois, diga-se.
Em recente discurso em encontro do PT na Bahia, Lula deixou claro o caminho petista na próxima eleição municipal: o protagonismo na esquerda. Quem quiser que venha. Será bem vindo, desde que à reboque do petismo. Não é exatamente uma novidade. O PT é tão hegemonista no Brasil quanto são hegemonistas os Ferreira Gomes no Ceará.
No campo da esquerda, PSB e PCdoB são os fiéis da balança. Ao articular e aprofundar as conversas com o DEM, o PDT sinaliza que pode abrir mão da aliança de centro-esquerda a favor de uma aliança de centro-direita.
Veja abaixo a tuitada de Lula contra Ciro.

Mais notícias