Luizianne mantém a aposta de que vai ao segundo turno

A margem de erro de três pontos percentuais e a flutuação do eleitorado desautorizam qualquer certeza acerca de quais candidatos vão ao segundo turno.


Luizianne Lins. Foto: Divulgação Facebook

A deputada federal Luizianne Lins (PT) se manifestou em mensagem enviada ao Focus questionando os resultados do Datafolha. “Esse Datafolha dessa vez fez feio!!! Anteontem, eu estava com 15%, hoje com 19%. Vamos pro segundo turno!”, afirmou a candidata que foi prefeita por duas gestões seguidas entre 2005 e 2012.

 

 

 

 

Para lembrar: na pesquisa Datafolha divulgada no dia 11 passado, os resultados em votos válidos foram os seguintes:

Capitão Wagner (Pros): 34%
Sarto (PDT): 30%
Luizianne Lins (PT): 17%

Já em votos totais, quando entra na conta os brancos e nulos, o resultado da pesquisa Datafolha do dia 11 passado foi o seguinte:

Capitão Wagner – 30%
José Sarto– 27%
Luizianne Lins – 15%

A deputada federal misturou os resultados em votos totais com votos válidos para fazer sua avaliação que, obviamente, busca manter a tropa em alerta e ativa na boca de urna.

No entanto, pelo histórico de votos válidos das duas últimas pesquisas do Datafolha, a oscilação entre os três principais concorrentes foi a seguinte:

Sarto (PDT): 32% hoje. Tinha 30% dia 11
Capitão Wagner (Pros): 31% hoje. Tinha 34% dia 11
Luizianne Lins (PT): 19% hoje. Tinha 17% dia 11

Ou seja, ocorreram oscilações positivas de Sarto e Luizianne e oscilação negativa do Capitão. Evidentemente, tudo dentro da margem de erro que é de três pontos percentuais nas duas pesquisas.

Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.