Luizianne Lins oficializa neste domingo sua pré-candidatura a prefeita de Fortaleza

Agora o dead line das convenções partidárias será 16 de setembro. Ou seja, ampliou-se significativamente o tempo para articulações políticas e, evidentemente, para a interferência de outras variáveis no jogo político. 


Luizianne Lins com Elmano e Lula na disputa pela prefeitura de Fortaleza em 2016: a ideia agora é reproduzir esse palanque em Fortaleza e Caucaia.

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

Mesmo com a mudança do calendário eleitoral aprovado em emenda à Constituição, o PT manteve sua agenda de encontros que estão definindo as pré-candidaturas a prefeito. Foi o caso, neste sábado, 04, do encontro virtual que oficializou a pré-candidatura do deputado estadual Elmano de Freitas a prefeito de Caucaia. Na mesma linha, neste domingo, 05 de julho, a deputada federal Luizianne Lins deverá ser oficializada pré-candidata a prefeita de Fortaleza.

Os encontros do PT foram planejados para ocorrerem exatamente um mês antes do prazo final das convenções. No entanto, a pandemia fez com que o Congresso Nacional acatasse a ideia de mudar os prazos eleitorais e até mesmo o dia da eleição para prefeito. Sendo assim o espaço de tempo entre os encontros do PT e as convenções foi bastante ampliado. As convenções antes tinham a data limite de 05 de agosto. Agora o dead line das convenções partidárias será 16 de setembro.

Ou seja, ampliou-se significativamente o tempo para articulações políticas e, evidentemente, para a interferência de outras variáveis no jogo político.

O fato é que as pré-candidaturas de Luizianne em Fortaleza e de Elmano em Caucaia estão sendo apresentadas em conjunto. Uma se relaciona de maneira muito forte com a outra em duas cidades com muitos interesses em comum. No entanto, são tabuleiros diferentes, com articulações políticas distintas, mas que podem criar algumas interseções para possíveis acordos que envolvam as duas disputas. Tudo ainda é muito vago.

A propósito, lá atrás, interlocutores chegaram a sondar Luizianne Lins na tentativa de convencer a deputada a transferir seu domicílio eleitoral parta Caucaia com intuito de candidatar-se a prefeita da cidade. Assim, sua candidatura poderia receber firme apoio das principais forças políticas que hoje dão apoio ao governador Camilo Santana. Focus apurou que Luizianne não deixou que a ideia ganhasse asas.