Livro Capacidades Estatais Municipais, com Alexandre Cialdini, será lançado nesta quarta

A publicação é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS) e foi coordenada pelos pesquisadores professores Eduardo Grin, Diogo Demarco e Fernando Abrucio


Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O livro “Capacidades Estatais Municipais: o universo desconhecido do federalismo brasileiro” será lançado nesta quarta-feira, 1º de dezembro. A publicação é da Universidade Federal do Rio Grande do Sul ( UFRGS) e foi coordenada pelos pesquisadores professores Eduardo Grin, Diogo Demarco e Fernando Abrucio.

No capítulo 3, que envolve finanças públicas, há contribuição do economista e atual secretário de Finanças de Eusébio, Alexandre Cialdini.

Ele escreve juntamente com José Roberto Afonso (economista, pesquisador e professor do IDP) e Sidney dos Santos Saraiva Leão (auditor da Sefaz e secretário-executivo de Finanças do Eusébio).

Os três autores fazem uma análise de cluster, que consiste em agrupar objetos (ou municípios) de forma que aqueles inseridos em cada grupo sejam mais semelhantes entre si. Os autores trabalham com 4 classes de municípios e utilizam 13 variáveis para uma amostra de 4.183 municípios brasileiros, inclusive a avaliação ocorre sobre uma análise da capacidade municipal no período da pandemia.

O livro pode ser baixado gratuitamente pelo link: https://bit.ly/3EevXwz.