Limite de velocidade na Avenida Dom Luís será readequado para 50 km/h

A Av. Dom Luís concentra um dos maiores índices de viagens por dia com o tráfego de 44 mil veículos. De 2015 a 2019 foram registrados 482 acidentes na avenida, sendo 150 com feridos e três fatais, além de 20 atropelamentos, conforme levantamento da AMC


Av Dom Luís. Foto: Marcos Moura

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A velocidade máxima na Avenida Dom Luís será readequada de 60 para 50 km/h em toda a sua extensão, desde a Rua Frei Mansueto até a Rua Tibúrcio Cavalcante. A sinalização será concluída nesta quinta-feira (28/01) com uma ação educativa que vai incentivar o respeito ao pedestre, considerado um dos usuários mais frágeis no trânsito.

À medida que as placas forem instaladas, educadores e agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) farão um trabalho de conscientização nos principais cruzamentos. Faixas informativas indicarão o cumprimento ao novo limite e, sobretudo, à prioridade do pedestre durante a travessia.

“A velocidade é o principal fator de risco de acidentes graves e atropelamentos. Ao readequá-la, estaremos garantindo um ir e vir mais seguro a quem se desloca a pé e está mais exposto na via”, enfatiza Juliana Coelho, superintendente do órgão.

A Av. Dom Luís concentra um dos maiores índices de viagens por dia com o tráfego de 44 mil veículos. De 2015 a 2019 foram registrados 482 acidentes na avenida, sendo 150 com feridos e três fatais, além de 20 atropelamentos, conforme levantamento da AMC.

Há cerca de uma semana, a médica cardiologista Lúcia Belém morreu no cruzamento com a Rua Cel. Jucá após tentar atravessar pela faixa de pedestres quando foi atingida por um veículo.