Leilão do parque de Jericoacoara fica para o segundo semestre

Além de ser um dos principais destinos mais procurados por visitantes nacionais e internacionais no Brasil, Jeri tem despertado há anos o interesse da iniciativa privada, especialmente no segmento imobiliário


Jericoacoara
Pedra Furada, em Jericocoara. Foto: Divulgação Google

Átila Varela
atila@focus.jor.br

O leilão do Parque Nacional de Jericoacoara ficará para o segundo semestre deste ano. É o que consta no relatório de 79 ativos da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal.

Além de ser um dos principais destinos mais procurados por visitantes nacionais e internacionais no Brasil, Jeri tem despertado há anos o interesse da iniciativa privada, especialmente no segmento imobiliário.

Preocupado com o desfecho da concessão, o governador Camilo Santana pregou “diálogo” com o Governo Federal. Pediu que a análise fosse técnica e sem “visão capitalista”. Cobrou também sustentabilidade no projeto.

“Eu acho que tudo merece um diálogo, um debate para ver o que isso vai melhorar e o que vai trazer de positivo, além dos pontos negativos. Jeri é um dos grandes patrimônios do Estado e gera um bom retorno turístico, com o aeroporto recebendo um grande número de turistas. A gente espera ser convocado para termos um diálogo e fazermos uma análise do que seria melhor para o Estado e para aquela região”, destacou o governador em entrevista no ano passado ao Diário do Nordeste.

Não se sabe qual será o tipo de modelagem para o parque, o que será ou não explorado (e conservado), assim como o prazo para a iniciativa privada tomar conta e fazer os investimentos necessários ao equipamento e torná-lo mais atrativo.

Criado em fevereiro de 2002, o Parque Nacional de Jericoacoara tem 8.850 hectares. Inclui também uma faixa marítima com um quilômetro de largura, paralela à linha costeira.

Terminal Marítimo de Passageiros
Antes de Jeri, o Terminal Marítimo de Passageiros de Fortaleza, no Porto do Mucuripe, será concedido à iniciativa privada. O equipamento tem certame estabelecido para ocorrer no dia 27 de março.

Leia Mais
+Governo qualifica parque de Jericoacoara para privatização
+Investidora do Hard Rock no Ceará fecha parceria para construir hotéis com espanhola Eurostars; Jeri está no radar
+Aeroporto de Jericoacoara recebeu 114 mil passageiros em 2019