Search
Search
Close this search box.

Justiça faz busca e apreensão na plataforma digital metaverso

Imagem: Pixabay

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Ministério da Justiça realizou pela primeira vez uma operação no ambiente digital do metaverso suspendendo canais piratas de comunicação, em operação de combate à pirataria e demais crimes praticados na internet. A operação envolveu a pasta da justiça do Governo Federal e contou com a cooperação com a polícia civil de 11 estados, sendo a primeira ação judicial na América Latina dentro do mundo do metaverso na quarta fase da Operação 404 iniciada na dia 21 deste mês.

De acordo com Alessandro Barreto, coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), “mapas e eventos eram criados no metaverso como forma de promover as plataformas piratas e atrair usuários”. Segundo o site Radio Agência Nacional,  além das prisões de 11 pessoas, que aconteceram em quatro estados, foram removidos 266 sites no Brasil, 53 no Reino Unido e seis nos Estados Unidos. Outro resultado da Operação foi a primeira busca e apreensão no metaverso. Os investigados capturavam o sinal fechado de canais de televisão e cobravam para repassá-los para assinantes do serviço de pirataria. O prejuízo causado pelos crimes é de 366 milhões de reais por ano.

Na operação foram bloqueados mais de 700 sites e aplicativos de streaming ilegal. E removidos mais de 461 aplicativos de música, que tinham milhões de usuários ativos.

Leia Mais
+ A segurança jurídica nos contratos de metaverso, por Frederico Cortez
+ A proteção da marca no ambiente do metaverso, por Frederico Cortez

Mais notícias