Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Juíza de SP manda penhorar Hilux de Ciro para pagar indenização a Holiday

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A ação movida pelo hoje vereador de São Paulo, Fernando Holiday (DEM), contra Ciro Gomes (PDT) levou a juíza Lígia dal Colleto Bueno, do Tribunal de Justiça de São Paulo, a determinar a penhora de uma picape do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT).

A ação foi movida em 2018 após o pedetista, em uma entrevista de rádio, comparar o vereador a um capitão do mato, que durante a escravatura eram funcionários de fazendas responsáveis pela captura de escravos fugitivos.

“Na decisão, a magistrada determinou apenas a penhora. Ciro foi condenado em primeira instância a pagar uma multa de R$ 38 mil a Fernando Holiday. Em 2018, quando se candidatou à Presidência, Ciro declarou o veículo com um valor de R$ 105 mil”, informa reportagem do O Globo.

Para Ciro, Holiday seria um “capitãozinho do mato” porque, apesar de ser negro, defende políticas que, na visão do político do Ceará, vão contra os interesses da população negra. “Esse Fernando Holiday é o capitãozinho do mato. A pior coisa que tem é um negro que é usado pelo preconceito para estigmatizar. Esse era o capitão do mato no passado”, declarou Ciro na fase da pré-campanha presidencial de 2018.

Holiday se declarou ofendido pelo que considerou ser um ataque racista por parte de Ciro: “Está acostumado a ofender mulheres, homossexuais no estado dele, mas aqui em São Paulo ele vai ter que me respeitar. Não estamos mais no tempo em que racistas como Ciro são tolerados. Vai responder por isso na Justiça”, respondeu um dos fundadores do MBL.

Mais notícias