Jogos Olímpicos adiados para 2021

O pedido foi solicitado pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. A ideia foi aceita pelo COI


Jogos Olímpicos de Tóquio
Jogos Olímpicos de Tóquio: COI posterga para 2021. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A pandemia de coronavírus fez com que os Jogos Olímpicos de Tóquio fossem adiados. O pedido foi  solicitado pelo primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach. A ideia foi aceita pelo COI.

O argumento de Abe foi a dificuldade em preparar os atletas diante do cenário do COVID-19. “Concordamos em trabalhar em estreita colaboração com o presidente Bach para sediar os Jogos de Tóquio na íntegra como prova de que a humanidade superou a nova infecção por coronavírus”, disse o primeiro-ministro em seu Twitter.

O COI mantinha resistência em postergar os Jogos Olímpicos para 2021. A pressão dos comitês olímpicos nacionais também teve peso. O Brasil foi favorável ao adiamento. Já os Estados Unidos e Canadá afirmaram que não enviariam suas delegações caso o evento fosse mantido em 2020.