Jipe rival do Troller produzido em Sobral será vendido na África

A empreitada dos negócios deverá começar por por Camarões, Guiné e Etiópia


Jipe da CAB Motors. Foto: Divulgação

Equipe Focus
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O jipe brasileiro produzido pela CAB Motors em Sobral, o Tac Stark, deverá ganhar o mercado africano. Isso porque a empresa Favela Holding entrou junto em uma parceria para levar o veículo off-road ao continente.

No acordo, assinado pelos CEOs da Favela Holding, CAB Motors e Grupo Souza Ferreira, a Favela ficaria responsável pela comercialização do rival do Troller na África. Deverá iniciar a empreitada por Camarões, Guiné e Etiópia.

Hoje o veículo é produzido na planta localizada em Sobral. Seu processo é quase artesanal.

Para quem acha que o jipinho é fraco, aí vai sua força: motor 2.3 turbodiesel que rende 127 cv de potência a 32,6 kgfm. O câmbio é manual de cinco velocidades. Tem ainda tração 4×4.

No ano de 2019, a CAB Motors anunciou um investimento de R$ 200 milhões para mudar a sede da produção.

Stark SuperAção 2020. Foto: Divulgação CAB Motors.

A CAB Motors atualmente mantém duas linhas de produtos: o Stark SuperAção 2020 e o Stark Mountain 2020.

As características do Stark SuperAção:

TIPO: 3 portas / 4 passageiros, utilitário off-road; SUSPENSÃO: independente nas 4 rodas / Braços duplo A ; CÂMBIO: Eaton FSO 2405 mecânico, 5 marchas sincronizadas; TRAÇÃO: BorgWarner – 4×2 / 4×4 / 4×4 com reduzida – 4×2 / Eixo motriz traseiro; EMBREAGEM: monodisco, a seco, com acionamento hidráulico; DIFERENCIAIS: Dana 44.3 com bloqueio traseiro; FREIOS: hidráulicos, discos ventilados 04 rodas; DIREÇÃO: hidráulica, tipo pinhão e cremalheira; PESO: 1.710 Kg; TANQUE DE COMBUSTÍVEL: 70 litros.

Tecnologia:  4 câmeras IP megapixel e gravador digital de imagens externa e interna;  sistema para rastreamento de localização e programação de rotas; módulo GPS que recebe informações de localização e envia para o VMS (Sistema de Gerenciamento de Vídeo), podendo ser rastreado por aplicativos;  câmera com resolução de 1.0 Megapixel e infravermelho automático; integração com VMS; sistema de antivibração com material e estrutura de absorção de choque e projetado; para lidar com várias intensidades de vibração (mantem o sistema funcionando normalmente) e 3G/4G/WIFI para se conectar à internet enviando todas as informações ao VMS.