Itaú eleva projeção do PIB de 2021 de 5% para 5,5%

Para 2022, a instituição prevê crescimento de 1,8% para a economia brasileira.


Agência do Banco Itaú.
Agência do Banco Itaú. Foto: Divulgação Itaú

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Itaú Unibanco elevou sua projeção para o crescimento do PIB do Brasil de 2021 para 5,5%, já considerando o resultado da atividade no primeiro trimestre acima das expectativas. A projeção anterior para este ano era de 5%. Para 2022, foi mantida a previsão de 1,8%.

Após o avanço de 1,2% no PIB do primeiro trimestre deste ano, o banco projeta um crescimento de 0,2% no segundo trimestre, com ajuste sazonal ante o trimestre anterior, e 0,7% tanto no terceiro quanto no quarto trimestre. Com o crescimento maior do PIB, o Itaú revisou também sua projeção de taxa de desemprego, reduzindo de 12,3% para 12,1% ao fim deste ano.

“O PIB da administração, saúde e educação pública ainda está 4,5% abaixo do nível pré-covid, enquanto o PIB de ‘outros serviços’, que inclui setores que envolvem aglomeração (bares, restaurantes, hotéis, salões de beleza, etc.), está 9,5% abaixo de tal nível”, diz a equipe do banco em relatório. Esses dois grupos – que, somados, representam quase 30% no PIB, observa o Itaú – tendem a se recuperar à medida que a mobilidade se normaliza, “contribuindo positivamente para o crescimento do PIB nos próximos trimestres”.