Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Irã cobra explicações do Brasil após nota de apoio aos Estados Unidos

Donald Trump
Donald Trump. Official White House. Foto: Tia Dufour

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Irã cobrou do Brasil explicações acerca do apoio às ações dos Estados no Iraque, que eclodiram para a morte do general Qassem Suleimani. Segundo informações do O Globo, Maria Cristina Lopes representou o País em reunião com o Ministério das Relações Exteriores iraniano, considerando que Rodrigo Azeredo, embaixador do Brasil, está de férias.

“A conversa, cujo teor é reservado e não será comentado pelo Itamaraty, transcorreu com cordialidade, dentro da usual prática diplomática”, pontuou o Ministério das Relações Exteriores brasileiro.

No último dia 3, o Itamaraty divulgou nota de apoio às ações dos Estados Unidos no Iraque. “Ao tomar conhecimento das ações conduzidas pelos EUA nos últimos dias no Iraque, o Governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo e reitera que essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional sem que se busque qualquer justificativa ou relativização para o terrorismo”, destaca um trecho do texto.

E completa: “O Brasil condena igualmente os ataques à Embaixada dos EUA em Bagdá, ocorridos nos últimos dias, e apela ao respeito da Convenção de Viena e à integridade dos agentes diplomáticos norte-americanos reconhecidos pelo governo do Iraque presentes naquele país”.

Mais notícias