Indústria cresceu 0,8% em outubro

Setor ainda acumula queda de 1,1% em 2019


Têxtil
Setor têxtil. Foto: Freepik

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A setor industrial no Brasil apresentou crescimento de 0,8% em sua produção referente ao período de outubro frente a setembro. Comparando com outubro de 2018, a indústria avançou 1%. Mesmo com os resultados, o setor industrial ainda acumula queda de 1,1% em 2019 e de 1,3% no acumulado nos últimos 12 meses.

Os dados da Pesquisa Industrial Mensal foram divulgados nesta quarta-feira, 4, pelo IBGE. Segundo o órgão, essa foi a terceira taxa positiva seguida, acumulando alta de 2,4% no período de três meses. Três das quatro grandes categorias econômicas e 14 dos 26 ramos pesquisados mostraram crescimento na produção.

Ainda sobre o mês de outubro, foi apurado que bens de consumo duráveis (1,3%) e bens de consumo semi e não-duráveis (1,0%) tiveram as altas mais elevadas em outubro. Estes configuram o segundo mês seguido de crescimento e acumularam expansão de 4,1% e 1,7%, respectivamente.

Segundo o documento, entre as atividades pesquisadas, as influências positivas mais importantes foram registradas por produtos alimentícios (3,4%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (11,2%). Entre os dez ramos que reduziram a produção, os desempenhos de maior impacto foram: coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-2,1%), metalurgia (-3,2%) e indústrias extrativas (-1,1%).