Search
Search
Close this search box.

Inclusão social: Assaí Atacadista conta com 3.200 colaboradores com deficiência

Loja do Assaí atacadista. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

No Assaí Atacadista todas as iniciativas da Companhia têm como norteadores a promoção da inclusão, o respeito, a valorização da diversidade e a garantia aos direitos humanos.

E na data em que se comemora o aniversário da Lei de Cotas (nº 8.213/91), 24 de julho, a empresa reforça o compromisso com a valorização da diversidade, a empregabilidade e o desenvolvimento das pessoas com deficiência, que é um dos pilares do seu Programa de Diversidade. Atualmente, a Companhia conta com mais de 3.200 colaboradores(as) com deficiência em todo o país (5,5% de pessoas com deficiência na força de trabalho) e busca constantemente ampliar a representatividade em todos os cargos e posições, por isso, todas as oportunidades de emprego em aberto na empresa são elegíveis a todos(as).

Um exemplo é a loja de Juazeiro do Norte, no Interior do Estado, que possui colaboradores(as) com deficiência física, auditiva e visual, que atuam em diversas funções da unidade. “Temos colegas com deficiência na frente de caixa, na mercearia, frios e depósito, por exemplo”, afirma Júlio César, operador de caixa da loja. Colaborador do Assaí desde 2014, Júlio iniciou na empresa como empacotador, após um tempo desempregado, e hoje é operador de caixa na mesma unidade. “Quando deixei o meu currículo no Assaí, me ligaram no mesmo dia pedindo para retornar à loja e participar do processo seletivo”, conta Júlio César, que possui uma deficiência física em um dos braços.

Além de incentivar a contratação de colaboradores(as) com deficiência, a Companhia oferece, através da Universidade Assaí – plataforma de educação corporativa da Companhia e exclusiva ao seu time interno – outras iniciativas para estimular o desenvolvimento e crescimento profissional de seus(uas) colaboradores(as), como é o caso do treinamento de carreira personalizado para estes profissionais, o Protagonize sua Carreira, que recentemente lançou o 2º módulo. “Na loja, temos uma sala com computador para o uso dos(as) colaboradores(as), então, sempre que tenho um tempo livre eu acesso os cursos da Universidade. Recentemente estava fazendo um de gestão das emoções, por exemplo”, informa o operador de caixa.

Os(as) colaboradores(as) também têm acesso ao curso de Libras da Universidade Assaí para que todos(as) aprendam como se comunicar melhor com os(as) colegas surdos. A empresa conta ainda com o uso de legendas e tradutor de Libras nos vídeos e materiais internos, além de recursos de acessibilidade nas unidades. O Assaí também foi a primeira empresa do setor de atacado a implementar um recurso importante de acessibilidade dentro de seus sites: os avatares Hugo e Maya, que transcrevem conteúdos de textos dos sites do Assaí na Língua Brasileira de Sinais.

“É importante para todos(as) os(as) colaboradores(as) perceberem o quanto são valorizados(as) e o Assaí é uma empresa que acolhe, incentiva o desenvolvimento e sempre valoriza e respeita a todos(as)”, finaliza o colaborador.

Ademais, a Companhia está com mais de 270 vagas de emprego abertas para a cidade de Fortaleza. As oportunidades são elegíveis a todos(as) e tem como objetivo compor o time da nova loja que está sendo convertida a partir do antigo hipermercado, localizado na Avenida Mister Hull. A inauguração está prevista até o final deste ano e os(as) interessados(as) devem se cadastrar exclusivamente no site https://expansaoassaimisterhull.gupy.io/ até o dia 19 de agosto.

Diversidade no Assaí

O Programa de Diversidade do Assaí tem como foco atuar em cinco temas prioritários, considerando ainda a interseccionalidade dessas frentes: Raça, LGBTQIA+, Gêneros, Pessoas com deficiência e Gerações. Em 2021, a Companhia também anunciou sua adesão a Rede Empresarial de Inclusão Social (REIS), movimento reconhecido pela Organização Mundial do Trabalho (OIT) e que tem como propósito promover um ambiente de negócios ainda mais inclusivo e que fomente a empregabilidade da pessoa com deficiência.

Mais notícias