Ilustradora Cearense ganha concurso nacional da Spoleto

A segunda ilustração, intitulada de ‘Minha gaiola é a imensidão do mundo’, foi inspirada em um trecho do poema ‘O pássaro cativo’ de Olavo Bilac. Essa segunda arte também é sobre liberdade, lar e aconchego


Lorena Macedo
focus@focus.jor.br

A ilustradora cearense Tamires de Lima ganhou um concurso de pratos do restaurante de massas italianas Spoleto. Ela Se formou em Design de Moda em 2016 e trabalha como artista freelancer desde 2019, com diversos projetos nacionais e internacionais, ilustrando livros, produtos e retratos.

Em 2019 participou do mesmo concurso e também conquistou o prêmio. Esse ano decidiu participar novamente, dessa vez enviou duas artes e as duas foram selecionadas.

O tema do concurso foi ‘Estampas da Natureza’ e a primeira ilustração que criou, intitulada de ‘Jardim Secreto’, foi inspirada na ideia de aprofundar-se dentro de si, encontrar o jardim interior, plantar, cultivar e deixar florescer.

A segunda ilustração, intitulada de ‘Minha gaiola é a imensidão do mundo’, foi inspirada em um trecho do poema ‘O pássaro cativo’ de Olavo Bilac. Essa segunda arte também é sobre liberdade, lar e aconchego.

Tamires diz que se identificou muito com o tema do concurso desse ano. “Uma das coisas que mais gosto de desenhar e que estão muito presentes nas minhas artes são elementos florais. E quando vi que o tema era ‘Estampas da Natureza’ fiquei muito animada pra participar! Eu adoro ilustrar personagens femininas rodeadas de padrões da natureza.” O grande desafio da produção das artes foi encontrar um equilíbrio entre a composição e as cores envolvidas.