Hotel Sonata de Iracema e Associação Peter Pan firmam parceria para treinamento em hotelaria

A ideia é oferecer para pais e mães atendidos pela Associação Peter Pan uma oportunidade de recomeço, ofertando capacitação profissional em diversas áreas da hotelaria para que possam retornar ao mercado de trabalho


Todas as áreas do hotel estão disponíveis para o treinamento, mas a procura tem sido maior na governança, para a formação de camareiras. | Foto: divulgação

Ludovica Duarte
luduarte@focus.jor.br

Acompanhar um filho em tratamento contra o câncer exige dos pais dedicação total. Por muitas vezes, os cuidadores abrem mão de profissões e carreiras em prol da busca pela recuperação. E como ficam após a cura ou a perda prematura do ente querido? Pensando nisso, o Hotel Sonata de Iracema firmou parceria com a Associação Peter Pan e com o Hospital Infantil Albert Sabin para proporcionar a estes pais e mães uma oportunidade de recomeço, ofertando capacitação profissional em diversas áreas da hotelaria para que possam retornar ao mercado de trabalho.

Segundo Ivana Bezerra, diretora do hotel Sonata de Iracema e vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Ceará (ABIH-CE), o projeto piloto, lançado no dia 3 de fevereiro, teve boa receptividade entre das mães atendidas pela Associação Peter Pan, bem como entre os colaboradores do hotel, que compartilham suas experiências com os participantes do treinamento.

A formação acontece de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 12h, com direito à vale transporte e almoço custeados pelo hotel. O treinamento tem duração de cinco dias e, ao fim, os participantes recebem certificados. “Em seguida, estes nomes são disponibilizados para o banco de dados da hotelaria, mostrando que foram treinadas e pedindo prioridade na contratação delas”, explica Ivana.

De acordo com a empresária, todas as áreas do hotel estão disponíveis para o treinamento, mas a procura tem sido maior na governança, para a formação de camareiras. “Na maioria das vezes quem fica com a criança acompanhando o tratamento é mãe. Então, o número de mulheres é muito maior do que o de pais. Mas, o hotel está todo aberto para o treinamento em qualquer função”.

Ivana Bezerra pretende seguir a parceria com a Associação Peter Pan e o Hospital Albert Sabin por tempo indeterminado e espera que a iniciativa também tenha adesão dos demais hotéis de Fortaleza. “Por enquanto estamos com o projeto piloto só no Sonata, mas pretendo formatar o projeto para estender a ideia para os demais hotéis. Já falei sobre isso na reunião de diretoria da ABIH-CE”, explica Ivana Bezerra.