Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Hidrogênio verde: Ceará negocia com empresa canadense de células de combustível

Ônibus elétrico com células da Ballard. Foto: Divulgação Ballard

Átila Varela
atila@focus.jor.br

O Ceará busca fortalecer a cadeia do hidrogênio verde. Com a assinatura de protocolos voltados à matriz energética, o Estado quer atrair players relacionados ao segmento do H2V.

Um destes é a empresa canadense Ballard Power Systems – conhecida apenas como Ballard. A companhia é responsável pela fabricação de de células de combustível para veículos. No seu rol entAram aplicações para caminhões, ônibus e trens, indústria marítima, entre outros.

“Se conecta com a cadeia do hidrogênio. Acredito em um bom negócio”, destacou o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Jr, em entrevista ao Focus no Fiec Summit.

Apesar de as tratativas serem iniciais, há otimismo. “Temos protocolos celebrados e projetos em franco desenvolvimento. Cria uma expectativa de futuro”, ressalta.

O secretário explica que não se trata apenas de ter a matriz energética do hidrogênio no Ceará. “Aos poucos trazermos essa cadeia de produção para que possamos transformar os insumos em energia. Está se confirmando todos os cenários que temos traçado. Há muitas etapas a serem construídas, conexões e interfaces federativas”, ressalta.

Quem é a Ballard

A Ballard é uma companhia desenvolvedora e fabricante de produtos de células de combustível de membrana de troca de prótons (PEM) para mercados como motores pesados ​​(consistindo em aplicações de ônibus e bondes), energia portátil, manuseio de materiais e serviços de engenharia.

Possui operações no Canadá, Estados Unidos , China e Europa.

Mais notícias