Grupo Marquise participa do Winds for future 2022

O evento reúne pessoas de mais de 30 países


Estande da Marquise Ambiental. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Winds for future 2022 – maior festival de inovação e sustentabilidade da América Latina, acontece de 22 a 25 de setembro, no Cumbuco, e o Grupo Marquise, por meio do Programa Ecocidadão, estará presente levando a mensagem da importância do descarte correto de resíduos sólidos e várias outras ações que a população pode e deve adotar para preservar o meio ambiente.

O Grupo Marquise estará com stand vivo de sexta-feira a domingo, feito só com mudas do viveiro cultivado no Aterro Sanitário Metropolitano de Fortaleza. Aos visitantes do espaço serão distribuídas sementes de plantas nativas e adubos orgânicos oriundos de compostagem. Também serão exibidos vídeos educativos sobre várias ações ambientais que envolvem a comunidade. Além disso, terá o stand jogos interativos do programa Ecocidadão, onde as pessoas podem aprender mais sobre os tipos de resíduos e seu descarte mais adequado.

No sábado, a partir das 11h, será exibido o Painel “Programa Ecocidadão: a tríplice aliança para transformar o futuro, Agora!” por Tiago Becker, gerente de operações da Marquise Ambiental; e Vini Fernandes, gerente de marketing do Grupo Marquise. Eles falarão sobre as várias frentes de ações do Programa Ecocidadão, seja por meio do incentivo à compostagem; seja com mecanismos que facilitem a vida do cidadão como o gari comunitário ou como envolver as crianças por meio da educação ambiental para ensinar sobre o descarte correto de resíduos sólidos.

Já no domingo, os participantes do Winds for future 2022 assistirão, a partir das 15h30, ao espetáculo “Presente de Cecília”, do Programa Ecocidadão, que conta, de forma metafórica, a história de Marquinhos – uma criança que vem do futuro para explicar para a pequena Cecília, no presente, sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e garantir uma vida sustentável para as próximas gerações.

Sobre o Winds for future 2022

O maior festival de inovação e sustentabilidade da América Latina, é realizado em um ambiente paradisíaco, com o objetivo de gerar mudanças, debates, networking e oportunidades de desenvolver ações sustentáveis para o planeta.

O festival reúne, de forma presencial, startups, líderes sociais, painelistas, empresas sustentáveis e a comunidade para imergir uma experiência única e inovadora de entretenimento, gastronomia, sol, mar e, claro, ótimos ventos que fazem parte desse encontro pela construção de novos futuros. São 200 palestrantes, 15 workshops, mais de 100 startups em uma grande rede de networking que possibilita troca de experiências em torno de ações sustentáveis.

Sobre o Programa Ecocidadão

Há mais de 20 anos, o Programa Ecocidadão fomenta a conscientização socioambiental nas gerações futuras, por meio de ações de educação ambiental para a correta destinação dos resíduos sólidos. O trabalho é feito ombro a ombro com lideranças de bairro, junto com a comunidade. Além de desenvolver soluções técnicas e operacionais que melhoram o dia a dia da população.

São muitas ações como educação porta a porta, conscientização de grandes geradores, gari comunitário, projeto de arte urbana. Dessa forma, o programa proporciona o bem estar social e sentimento de pertencimento e fortalece a comunicação social, tratando com responsabilidade as demandas advindas da sociedade e executando projetos que desenvolvam as potencialidades dessas comunidades.

Um dos braços do programa une arte e educação ambiental, cujo público-alvo são os jovens e crianças – nesse escopo, são realizadas apresentações de peças teatrais com foco no Meio Ambiente. O aplicativo em forma de game “Academia de Ecocidadãos”, em que pessoas de todas as idades poderão colocar em prática seus conhecimentos sobre sustentabilidade, aprender sobre cuidados com o meio ambiente e fazer a diferença no seu bairro e município. Existem ainda outros jogos interativos, atividades lúdicas, cartilha e jogo de tabuleiro gigante – todos com a finalidade de mostrar a forma adequada para o descarte correto dos resíduos.

Por meio do Programa Ecocidadão, o Grupo Marquise realiza o incentivo a projetos de cultura, esporte, educação, entre outros, voltadas ao público socialmente vulnerável, promovendo a responsabilidade social e sustentabilidade em todos os seus modelos de negócios com práticas que respeitem o meio ambiente, impactem positivamente a sociedade e que, de maneira ética, garantam o desenvolvimento econômico e sustentável.