Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Governo não sabe “nada, nada, nada” de CD da Amazon no Ceará, mas mantém alta a aposta de que o Data Center vem

Foto: Divulgação

Em fevereiro passado, portanto há quase cinco meses, Focus noticiou que o Governo do Ceará estava articulando a atração de um Centro de Distribuição da Amazon (veja aqui). O texto assinado pelo jornalista Átila Varela mostrava que a primeira conversa surgiu em paralelo ao anúncio da Amazon de que faria um CD em Pernambuco.

Nesta segunda-feira, 06 de julho, o jornalista Egídio Serpa, do Diário do Nordeste, disse que a gigante mundial do e-commerce já está construindo o equipamento em Fortaleza. E deu detalhes: “… em um terreno de 12 hectares, que custou R$ 24 milhões, localizado na margem Sul do IV Anel Viário, na geografia do município de Itaitinga, o CD da Amazon terá mais de 40 mil metros quadrados de área coberta”.

Certamente, uma ótima notícia. Porém, o Governo do Ceará garante não saber nada a respeito. O secretário Maia Júnior, do Desenvolvimento Econômico, confirmou as conversas iniciadas em fevereiro, mas garante que “até agora, não temos nada, nada, nada de entendimento”. E foi além: “Para mim, essa informação é total surpresa”.

O que o Ceará tem em adiantada negociação com a Amazon é um data center a ser construído em Fortaleza. Muito provavelmente, em área da Praia do Futuro, nas proximidades do hub de cabos submarinos de fibra ótica. “Estávamos bastante avançados para finalizar esse acerto quando veio a pandemia”, diz Maia.

O Data Center, ou Centro de Processamento de Dados, é um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas de ativos de rede, como switches, roteadores, e outros. Por isso, é considerado o sistema nervoso das empresas.

Procurada para responder sobre o possível Centro de Distribuição, a Amazon foi bem objetiva na resposta: “A Amazon não comenta rumores e especulações”.(FC)

 

Mais notícias