Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Governo Federal reconhece situação de emergência em Araripe e Itapajé devido à estiagem

Seca.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Governo Federal reconheceu, nesta sexta-feira, 30, a situação de emergência nos municípios cearenses de Araripe e de Itapajé, devido à estiagem. A decisão foi publicada na edição de sexta-feira do Diário Oficial da União (DOU). Outros oito municípios brasileiros tiveram a situação de emergência reconhecida por “desastres naturais”, a maioria por seca ou estiagem, pela Defesa Civil Nacional.

Também registram estiagem os municípios de Caraúbas (RN) e Água Doce (SC). Sofrem com a seca (falta de chuvas mais prolongada que a estiagem), Caiçara do Rio do Vento (RN), São Tomé (RN), Serra Negra do Norte (RN) e Padre Carvalho (MG). Já a catarinense Pinheiro Preto sofreu com um vendaval e Constantina, no Rio Grande do Sul, teve prejuízos com granizo.

Acesso a recursos
Após a publicação do reconhecimento federal por meio de Portaria no DOU, o estado ou o município pode solicitar recursos para atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Mais notícias