Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Governo brasileiro tem fármaco com 94% de eficácia contra o coronavírus

Coronavírus. Foto: Divulgação Pixabay

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O Ministério da Ciência e Tecnologia anunciou que vai iniciar nos próximo dias testes com um novo medicamento contra o novo coronavírus, cujo resultado em laboratório apresentou eficácia de 94%. De acordo com a pasta, a próxima fase agora será com os estudos clínicos, onde serão aplicados em quinhentos pacientes com o Covid-19 ainda em fase inicial da doença.  O fármaco foi inteiramente desenvolvido por cientistas brasileiros e tem a sua base num remédio pediátrico. Por questões de segurança e falta de um laudo conclusivo dos testes, o nome ainda não foi revelado.

Segundo o representante do Ministério, “O que se pode adiantar é que o fármaco tem baixo custo, ampla distribuição no território nacional e sua administração não está relacionada a efeitos colaterais graves e que pode ser usado por pessoas de diversos perfis inclusive em formulações pediátricas”. Outra vantagem destacada pelo ministro Marcos Pontes, é que o medicamento é todo produzido no País, o que não deixa na dependência de outros quanto ao seu fornecimento.

Diferentemente do que vem sendo questionado quanto ao uso da cloroquina, a nova formulação em estudo apresentou baixíssimo feito colateral nos estudos preliminares. O medicamento foi criado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais. Até agora, foram testados mais de dois mil medicamentos, com o objetivo de identificar componentes que impeça a replicação viral do coronavírus.

A nova aposta do Governo Federal foi obtida por meio da técnica da biologia molecular, com uso de supercomputadores.

*Com informação CNPEM

 

Mais notícias