Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Geraldo Luciano será candidato a prefeito de Fortaleza? Em 30 de junho, sai o 1º sinal

Geraldo Luciano em recente evento do NOVO em Fortaleza.

Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br
Muito em breve saberemos se a disputa pela Prefeitura terá uma importante carta fora (ou dentro) do baralho. O nome é do partido Novo. Trata-se do presidente da sigla no Ceará, o executivo Geraldo Luciano. É o seguinte: com regras extremamente rígidas para definir candidaturas, o Novo impõe que um dirigente não pode ser candidato. E vice-versa.
A orientação do partido é que o dirigente que quer ser candidato abra mão de suas funções partidárias até o próximo dia 30 de junho, 12 meses antes de começar o processo das convenções que vão oficializar as candidaturas. Portanto, se GL deixar o comando do Novo em 30 de junho é sinal de que tem a pretensão de ser candidato a prefeito de Fortaleza. Caso permaneça à frente da sigla, significa que a candidatura está descartada.
Focus apurou que há um movimento de pressão do comando nacional para que Geraldo deixe a presidência da sigla para, no mínimo, se garantir como opção. Assim, não estará obrigado a ser, mas, caso venha a ser, não haverá impedimentos estatutários. Caso Geraldo Luciano deixe o comando, assume em seu lugar o economista Célio Fernando Melo.
Além de GL, Focus apurou que outra possível opção do partido são o advogado Rodrigo Marinho, que foi o candidato novista a deputado federal com melhor votação no Ceará em 2018  e hoje é assessor da liderança da sigla na Câmara dos Deputados.
Também não deve ser descartada a possibilidade da candidatura da médica Mayra Pinheiro. Sim, ela está filiada ao PSDB, foi candidata tucana ao Senado, com votação significativa, e pode trocar de partido a tempo de participar do processo de seleção que o Novo estabeleceu para definir os pré-candidatos. Mayra mantém boas relações com o Novo a ponto de ser convidada como palestrante em evento da sigla sobre políticas públicas de saúde.
 
 

Mais notícias