Fortaleza Empreendedora: um ano de inspiradoras histórias de empreendedorismo

A websérie "Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram" completa um ano neste mês e, em meio a pandemia, traz um compilado com os melhores momentos dos seis primeiros episódios. Inspiradoras histórias de quem superou entraves e conquistou o sucesso


Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram
A websérie “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram” é uma realização da Focus.TV

Ludovica Duarte
luduarte@focus.jor.br

Severino Ramalho Neto, Ana Lúcia Mota, Cristiano Sousa, Crica Bezerra, Fábio Valente e Antonio Marcos Rodrigues foram protagonistas dos seis primeiros episódios da websérie Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram. Em episódios mensais, os empresários revelaram como superaram desafios, aproveitaram oportunidades, foram inovadores e alcançaram o sucesso, tornando-se referências em seus respectivos negócios.

Personagem de estreia da websérie da Focus.TV, Severino Ramalho Neto é um exemplo de pessoas que só se descobriram empreendedores após um momento de insight, que despertou nele o sentimento de pertencimento da empresa, de que podia contribuir e ser útil para o negócio do tio João Melo: a rede Mercadinhos São Luiz.

Severino Ramalho Neto orgulha-se de ter implantado um modelo único de negócio, que resgata um pouco da essência do início da empresa, transformando no supermercado da vizinhança. “O tempo todo nós estamos buscando conhecer o nosso cliente para poder atendê-lo. Isso era o que o João Melo fazia. Isso é o que nós fazemos hoje”, pontua.

No segundo episódio da websérie, a empresária Ana Lúcia Mota conta como encarou o desafio de assumir a gestão da Cerbras, após o falecimento repentino do marido, Tarcísio Mota, apenas 4 anos após a fundação da fábrica. Os desafios nos primeiros anos de transição fizeram com que Ana Lúcia assumisse uma postura empreendedora a frente do negócio do marido, com profunda consideração por seus colaboradores e clientes. A empresária atribui o sucesso da empresa à família, aos funcionários e às diversas situações em que o acaso conspirou a seu favor.

A websérie também abriu espaço para a história de microempreendedores, como o pipoqueiro Cristiano Sousa. No terceiro episódio, o proprietário da Pipoca Show conta como superou dificuldades, legalizou seu negócio, buscou inovar com qualidade, criatividade e atenção ao consumidor para se destacar entre os concorrentes, e, atualmente, compartilha sua vivência em palestras para outros microempreendedores.

Oportunidade foi o termo mais usado pelo empresário Crica Bezerra. O presidente do Grupo Geppos conta como se tornou um empreendedor de sucesso, com experiências no comércio, na indústria de confecção e no setor de alimentação. O empresário soube aproveitar as oportunidades que surgiram durante sua vida profissional e apostou na profissionalização da gestão para tornar o Grupo Geppos referência em qualidade de serviço e atendimento.

Já o quinto personagem da websérie mostrou que é possível trabalhar com o que ama e ainda ganhar dinheiro. O empresário Fábio Valente, um dos três sócios da cervejaria Donkey Head, transformou seu hobby em um negócio lucrativo. O empresário viu uma lacuna no mercado e investiu na qualidade e profissionalização da cerveja artesanal.

E para completar esta edição dos melhores momentos da websérie Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram, relembramos a trajetória de Antonio Marcos Rodrigues, proprietário do Outback Fortaleza Iguatemi. Entre os diferentes perfis de empreendedores, existe aquele que sempre busca a excelência no trabalho, independente se é dono do negócio ou apenas mais um colaborador. No sexto episódio, o empresário conta como passou de atendente à sócio proprietário de um restaurante do Outback, criando uma filosofia de vida para encarar os desafios de passar por todas as funções e alcançar o sucesso almejado. Para Antonio, “Determinação + Disciplina + Discernimento = Sucesso”.

Os episódios completos estão disponíveis no Focus.TV.

O projeto “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram” é uma realização da Focus.TV, com a direção geral de Fábio Campos, produção e roteiro de Ludovica Duarte, filmagem e edição da ADJETIVA Vídeo Branding e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Libercard e Grupo Marquise, com apoio cultural da Fundação Capistrano de Abreu.

Leia Mais
+Assista ao primeiro episódio da websérie “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram”
+Fortaleza Empreendedora: conheça a história de Severino Ramalho Neto que, de um momento desafiador, despertou para o empreendedorismo
+Severino Neto conta sua trajetória na estreia da série “Fortaleza Empreendedora”, nova produção do Focus.jor
+Fortaleza Empreendedora: conheça a inspiradora história de Ana Lúcia Mota na gestão da Cerbras
+Fortaleza Empreendedora: a inspiradora história do vendedor de pipocas que tem uma “rede” de carrinhos e é palestrante do Sebrae
+Na série Fortaleza Empreendedora, Crica Bezerra: do mercadinho de bairro ao Grupo Geppos
+Fortaleza Empreendedora: O empreendedor que transformou o seu hobby em uma lucrativa cervejaria
+O atendente que, em 10 anos, se tornou sócio proprietário de um restaurante do Outback
+Fortaleza Empreendedora: Jayme Leitão fala sobre empreender, projetando e apostando em novos conceitos
+Fortaleza Empreendedora: Maurício Filizola conta sua inspiradora história como empreendedor e líder sindical
+Fortaleza Empreendedora: conheça a inspiradora história de Assis Cavalcante na Óticas Visão
+A história de superação que criou a rede de sorveterias San Paolo
+Fortaleza Empreendedora: a advogada que abandonou uma promissora carreira para trabalhar com o que ama