Fortaleza Empreendedora: a inspiradora história de Ivana Bezerra à frente do Hotel Sonata de Iracema

A empresária revela como foi sua trajetória em todos os processos para a concretização do sonho de seu pai de ter um hotel. Do planejamento à construção; da inauguração à administração do negócio, atuando em diversas áreas para empreender com sucesso


 

Ivana Bezerra em entrevista para a websérie “Fortaleza Empreendedora”
Ivana Bezerra em entrevista para a websérie “Fortaleza Empreendedora”

Ludovica Duarte
luduarte@focus.jor.br

“Nós cearenses temos um grande diferencial com relação ao empreendedorismo, principalmente as mulheres”. Esta é a visão da empresária Ivana Bezerra, que empreendeu com sucesso para concretizar o sonho de seu pai de ter um hotel. O 12º episódio da websérie Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram traz, neste mês das mulheres, a inspiradora trajetória da empresária cearense à frente do Hotel Sonata de Iracema.

Ivana Bezerra conta que sempre teve grande identificação com os números e buscou desde muito cedo, na escola e na faculdade, alternativas de fazer negócios e ganhar seu próprio dinheiro. Formada em Economia, sua carreira profissional iniciou com um estágio no Bicbanco, onde atuou em diversas áreas, e, posteriormente, no Banco Nacional.

Depois da experiência profissional na área financeira, Ivana passou a trabalhar com o pai, o industrial cearense Ivan Rodrigues Bezerra. Na IRB Empreendimentos Imobiliários, a empresária seguiu trabalhando mais próxima dos números, porém, atuou em diferentes áreas na construtora da família.

“Foi quando surgiu a oportunidade de realizar o sonho do meu pai, que era ter um hotel”, lembra. Para concretizar este sonho, Ivana passou por todas as etapas do processo, desde a escolha e compra de terrenos, passando pelo planejamento do projeto, até a edificação do prédio.

“Garimpamos terreno por terreno na Praia de Iracema para construir o que hoje é o Hotel Sonata. É muito prazeroso porque eu vi a negociação de cada casinha. Depois do terreno todo completo para se construir o hotel, eu participei também de todo os projetos, da escavação, de tudo que você possa imaginar numa construção. Até hoje, com quase 15 anos de hotel, eu sei exatamente tudo onde está. Um cano que deu problema, eu sei onde foi instalado”, conta Ivana.

A empresária administra o hotel com paixão, atuando ativamente em diversas frentes do negócio. “Faço de tudo aqui. Estou no financeiro, estou no administrativo, estou no comercial. Adoro o contato com o cliente, gosto muito de visitar nossos clientes. Acho que isso faz toda a diferença, você ouvir o que ele tem a dizer”, revela Ivana.

Porém, o início foi desafiador para a empresária. Nos primeiros seis anos, após a inauguração em 1º de setembro de 2005, o hotel foi administrado pela FE hotelaria. A empresária aproveitou este período com aprendizado e se aprimorou para assumir a gestão do hotel, posteriormente. “Eu me senti realmente realizada e empreendedora quando eu fiquei sozinha na administração. Eu deixei de ter meu ‘professor’ no meu dia-a-dia, nas minhas decisões e consultas e passei a fazer tudo por conta própria. Então, a partir daí, consegui enxergar outras oportunidades. Passei a ver que além do trabalho, do negócio, a gente tinha muitas oportunidades de fazer diferente”.

Ivana revela que entrou na hotelaria muito insegura, apesar da experiência em outras empresas, administrar um hotel era um ramo completamente novo. “Mas, não foi tão difícil. Logicamente, passei alguns momentos de muita insegurança, de dificuldades, mas chegou uma hora que eu vi que estava pronta para assumir tudo isso”, revela.

Defendendo o propósito do hotel de fazer a diferença na vida das pessoas, Ivana não mede esforços para cativar os diferentes públicos da empresa: clientes, colaboradores e fornecedores. “Temos feito um trabalho interno muito grande. Pra ter um bom serviço, eu preciso encantar o meu funcionário, pra que ele possa encantar o nosso cliente. Começamos a ver a questão da sustentabilidade; do social; da cultura. Tudo que fazemos, procuramos fazer com respeito ao meio ambiente, com respeito ao próximo”, explica Ivana.

Atualmente, o Hotel Sonata desenvolve projetos inovadores de coleta seletiva e reciclagem, com o ousado objetivo de ser uma empresa “lixo zero”. Além disso, realiza parcerias com instituições e projetos sociais que impactam na qualidade de vida de diferentes públicos, como o Lar Torres de Melo, a Associação Peter Pan e o projeto Praia Acessível.

“Não é só a preocupação do negócio, do retorno, do faturamento. Acho que nós cearenses temos um grande diferencial em relação ao empreendedorismo, principalmente as mulheres. O que eu vejo de diferente nas mulheres empreendedoras cearenses é chance que elas tem de fazer muito mais do que só ganhar dinheiro. Existem muitos empresários também com esta visão. A tendência das empresas é esta: quem não se posicionar respeitando o meio ambiente; respeitando o próximo; o social, vai ser fadado a acabar”, conclui.

Ivana divide a sociedade do hotel com mais três irmãos e é a única sócia que atua diretamente no Sonata de Iracema. A empresa conta atualmente com 75 colaboradores e está com planos de expansão. “Nós temos mais alguns outros sonhos, assim como o Sonata foi um sonho realizado. Existe uma grande possibilidade de termos mais um hotel na Praia de Iracema; existem mais duas praias em que temos terreno que também estamos fazendo alguns estudos. Então, se Deus quiser, daqui a pouco o Sonata vai ganhar alguns irmãos”, revela.

O projeto “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram” é uma realização da Focus.TV, com a direção geral de Fábio Campos, produção e roteiro de Ludovica Duarte, filmagem e edição da ADJETIVA Vídeo Branding e apoio da Prefeitura de Fortaleza, Libercard e Grupo Marquise, com apoio cultural da Fundação Capistrano de Abreu.

Leia Mais
+Assista ao primeiro episódio da websérie “Fortaleza Empreendedora: histórias que inspiram”
+Fortaleza Empreendedora: conheça a história de Severino Ramalho Neto que, de um momento desafiador, despertou para o empreendedorismo
+Severino Neto conta sua trajetória na estreia da série “Fortaleza Empreendedora”, nova produção do Focus.jor
+Fortaleza Empreendedora: conheça a inspiradora história de Ana Lúcia Mota na gestão da Cerbras
+Fortaleza Empreendedora: a inspiradora história do vendedor de pipocas que tem uma “rede” de carrinhos e é palestrante do Sebrae
+Na série Fortaleza Empreendedora, Crica Bezerra: do mercadinho de bairro ao Grupo Geppos
+Fortaleza Empreendedora: O empreendedor que transformou o seu hobby em uma lucrativa cervejaria
+O atendente que, em 10 anos, se tornou sócio proprietário de um restaurante do Outback
+Fortaleza Empreendedora: Jayme Leitão fala sobre empreender, projetando e apostando em novos conceitos
+Fortaleza Empreendedora: Maurício Filizola conta sua inspiradora história como empreendedor e líder sindical
+Fortaleza Empreendedora: conheça a inspiradora história de Assis Cavalcante na Óticas Visão
+A história de superação que criou a rede de sorveterias San Paolo
+Fortaleza Empreendedora: a advogada que abandonou uma promissora carreira para trabalhar com o que ama