Átila Varela
atila@focus.jor.br
O fechamento das fábricas da Ford e o fim da produção de veículos da marca americana no País trouxe uma série de questionamentos sobre a estratégia da companhia. Uma das prejudicadas é a unidade da Troller – cuja dona é a Ford – que pode ter seus 470 empregados demitidos até o fim de 2021, visto que irá operar até dezembro deste ano.
Mas uma oportunidade se desenrola nos bastidores: a possibilidade de venda da Troller para outras empresas. De acordo com a revista Auto Esporte, fontes ligadas à companhia, entre elas funcionários, ressaltam que a Horizonte não vai fechar as portas por definitivo. O alto escalação da companhia americana defendeu a manutenção da marca e da fábrica.
Em comunicado, a Ford não negou a venda da Troller. “A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. A Ford continuará facilitando alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas adquirirem as instalações produtivas disponíveis”, pontua.
Bahia discute alternativas
Após o anúncio da Ford de encerrar a produção de veículos e fechar a fábrica em Camaçari (Bahia), o Governo estadual não perdeu tempo. Imediatamente entrou em contato com a Embaixada Chinesa para buscar possíveis investidores. A ideia é reassumir a unidade produtiva deixada para trás pela companhia americana.
O governo baiano lamentou a saída da empresa do Brasil e ressaltou os impactos socioeconômicos causados pela medida, entre eles a redução de empregos e renda no Estado.
O governador Rui Costa também já entrou em contato com a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) para criação de um grupo de trabalho a fim de discutir alternativas.
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