Ford quer vender operação da Troller em Horizonte, diz revista

Em comunicado, a Ford não negou a venda da Troller. A fábrica continuará operando até o 4º trimestre de 2021


Fábrica da Troller em Horizonte. Foto: Divulgação

Átila Varela
atila@focus.jor.br

O fechamento das fábricas da Ford e o fim da produção de veículos da marca americana no País trouxe uma série de questionamentos sobre a estratégia da companhia. Uma das prejudicadas é a unidade da Troller – cuja dona é a Ford – que pode ter seus 470 empregados demitidos até o fim de 2021, visto que irá operar até dezembro deste ano.

Mas uma oportunidade se desenrola nos bastidores: a possibilidade de venda da Troller para outras empresas. De acordo com a revista Auto Esporte, fontes ligadas à companhia, entre elas funcionários, ressaltam que a Horizonte não vai fechar as portas por definitivo. O alto escalação da companhia americana defendeu a manutenção da marca e da fábrica.

Em comunicado, a Ford não negou a venda da Troller. “A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. A Ford continuará facilitando alternativas possíveis e razoáveis para partes interessadas adquirirem as instalações produtivas disponíveis”, pontua.

Bahia discute alternativas
Após o anúncio da Ford de encerrar a produção de veículos e fechar a fábrica em Camaçari (Bahia), o Governo estadual não perdeu tempo. Imediatamente entrou em contato com a Embaixada Chinesa para buscar possíveis investidores. A ideia é reassumir a unidade produtiva deixada para trás pela companhia americana.

O governo baiano lamentou a saída da empresa do Brasil e ressaltou os impactos socioeconômicos causados pela medida, entre eles a redução de empregos e renda no Estado.

O governador Rui Costa também já entrou em contato com a Federação das Indústrias da Bahia (Fieb) para criação de um grupo de trabalho a fim de discutir alternativas.

Leia Mais
+De forma melancólica, Ford encerra produção do Troller T4 no Brasil
+Após saída da Ford, Bahia já busca investidores chineses para fábrica
+Ford anuncia encerramento de fábricas no País; unidade de Horizonte fecha no 4º trimestre de 2021