Focus Colloquium: Adelita Monteiro, a candidata da aliança Psol-Rede ao Governo do Ceará

Caminhando pela esquerda, Adelita adotou o slogan "Lula lá e Adelita no Ceará" e pode ser a única candidata ao Governo a se colar abertamente a Lula.


O Focus Colloquium desta quinta-feira, às 11 horas, conversa com Adelita Monteiro, a pré-candidata a governadora do Ceará pela aliança de esquerda entre a Rede Sustentabilidade e o Psol, sigla a qual é filiada.

Com 39 anos, Adelita pode entrar na campanha como a única candidata ao Governo a defender abertamente a candidatura presidencial de Lula. Para isso, basta que o PT forme aliança e apóie o candidato do PDT no Estado.

Artesã, Adelita iniciou a militância política aos 15 anos no movimento da Igreja Católica. É natural de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe. É filha de um motorista e uma agricultora. Mora e é eleitora de Fortaleza.

“A nossa pré-candidatura tem o compromisso central de combater uma espiral de desigualdade social e regional que se estende no estado. É possível governar o Ceará para aqueles que mais precisam, é possível fazer aqui no estado, aquilo que foi feito no governo Lula, colocar o povo no centro do orçamento e garantir comida na mesa do trabalhador”, sustenta a pré-candidata cujo nome será confirmado na convenção conjunta das duas siglas.

Ironicamente, a equipe da candidata lançou mão de um slogan similar ao que marcou a competitiva campanha de José Aírton Cirilo em 2002 ao mesmo cargo. O “Zé Aírton cá-Lula-lá” serviu de inspiração para o “Lula lá e Adelita no Ceará”.

Assista a entrevista neste link.

 

Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.