Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Fiocruz agora recomenda aplicação em dose única de vacina de Oxford

Fiocruz depende da chegada do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) para produzir doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. Foto: Itamar Crispim/Fiocruz.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Apesar de recomendações da fabricante para a aplicação em duas doses, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) agora recomenda que a vacina da Universidade de Oxford, em parceria com a AstraZeneca, seja aplicada, ao menos no primeiro momento, em dose única, com o objetivo de imunizar um maior número de pessoas.

A sugestão foi pelo vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, em entrevista a GloboNews. “Nós já temos uma comprovação da eficácia de 73% por 120 dias a partir da primeira dose. Tratamos a segunda dose quase como um reforço”, disse na quinta-feira, 21.

“Nossa recomendação, e é um programa que está sendo utilizado pela Inglaterra e pela maioria dos países, é realmente aproveitar essa característica da vacina e fazer uma vacinação mais rápida, para distribuir doses para mais pessoas num primeiro momento, para que a gente possa diminuir a carga viral populacional, e com isso diminuir a transmissão da doença”, afirmou Krieger.

Mais notícias