Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Faixas exclusivas para motocicletas reduz em 33,3% número de acidentes com vítima

Foto: Divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

O número de acidentes com vítima caiu 33,3% nos cruzamentos sinalizados com as faixas de retenção exclusivas para motocicletas. O resultado é fruto do programa de segurança viária adotado pela Prefeitura de Fortaleza. A redução foi de 367 para 245.

“A tendência é que com a expansão da medida essa estatística seja cada vez menor. Atualmente, 270 cruzamentos são contemplados com a intervenção”, explica o superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Arcelino Lima.

A análise considerou uma amostra de 250 interseções semaforizadas. O método visou isolar o efeito da faixa, que teve sua eficiência comprovada estatisticamente. O período de análise de dados para os cruzamentos foi de 24 meses, em média, antes da implantação do projeto e de 12 meses após a medida.

A intervenção é conhecida como “motobox” e visa dar prioridade para quem trafega em motos na abertura do sinal de trânsito, permitindo que possa partir antes dos outros veículos quando o semáforo abrir. Isso faz com que elas possam se distanciar dos carros nos primeiros instantes após a abertura semafórica.

Mais notícias