Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Exportações do agronegócio brasileiro crescem 20,9% no primeiro semestre

Foto: Divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

As exportações do agronegócio brasileiro registraram alta de 20,9% no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado. As vendas passaram de US$ 50,9 bilhões, em 2020, para US$ 61,5 bilhões, neste ano. os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 23, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Segundo o Ipea, o desempenho das vendas externas foi puxado, dentre outros fatores, pela alta no preço das commodities e pela demanda do mercado chinês. O principal destaque foi a soja, que registrou alta de 25,3% nos seis primeiros meses do ano. O crescimento foi motivado pelo preço, que aumentou 27%. Enquanto o volume exportado caiu 2,2%.

Outro produto que impulsionou as exportações do agronegócio foi a carne (bovina, suína e de frango). O valor exportado aumentou 25,3% no primeiro semestre, com a quantidade subindo 17,3%. O Ipea destaca que a alta do preço das commodities agrícolas observada desde o segundo semestre do ano passado aumentou a atratividade para os exportadores. No entanto, os preços internacionais ainda estão abaixo das máximas históricas registradas no início da década de 2010.

Destinos
Com 39% do valor exportado, a China continua sendo o principal destino das vendas do agronegócio brasileiro. Em seguida, vêm União Europeia (14,5%) e Estados Unidos (6,4%). Em relação ao primeiro semestre de 2020, os três mercados aumentaram as compras do agronegócio, com alta de 20,1% para a China, 16,5% para a União Europeia e 30,2% para os Estados Unidos.

De acordo com o órgão, o crescimento da demanda da China representa um dos principais fatores para a alta recente do preço das commodities. As informações são da Agência Brasil.

Mais notícias