Exclusivo: Camilo fala em atrair R$ 5 bilhões em investimentos privados para o saneamento básico do Ceará

O montante é previsto no projeto de universalização do saneamento básico na Região Metropolitana de Fortaleza e na região do Cariri. O governador detalhou que deverá lançar em breve parceria público-privada


Rua sem saneamento. Foto: Agência Brasil
Rua sem saneamento. Foto: Agência Brasil

Átila Varela
atila@focus.jor.br

Exclusivo. A universalização do saneamento básico na Região Metropolitana de Fortaleza e na região do Cariri está próxima de ser licitada pelo Governo do Estado. A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana em entrevista ao Focus Colloquium.

É um projeto financiado pelo BNDES , com estudo todo pronto, que vai garantir um investimento privado de R$ 5 bilhões”, disse o governador ressaltando que será um modelo de parceria público-privada (PPP).

Ele reforçou que os investimentos poderão avançar por conta da aprovação do marco regulatório do saneamento. “Eu não tenho dúvida que o marco é importante. É impossível imaginar que, em pleno século 21, temos falta de esgotamento sanitário no Brasil inteiro. Porém, é preciso criar transições importantes”, destacou.

Na sequência, o governador falou dos vetos do presidente Jair Bolsonaro sobre a medida.  “Houve uma quebra de acordo. Isso é ruim. Foi um debate feito entre governadores, companhias estatais e Congresso. O mais preocupante é que proíbe que se estenda as renovações dos prazos de concessões das companhias”, lembrou.

E complementou: “A iniciativa privada não vai entrar em um setor que não dê retorno para ela. Se for analisar, 90% dos municípios cearenses dão prejuízo. É um tema delicado e esse veto presidente quebra um pouco a lógica e não tenho dúvida que vai ser prejudicial. Tem que ser mantido o acordo”.

Leia Mais
+André Figueiredo diz que PDT terá candidato em Fortaleza e que PT tenta constranger Camilo
+Camilo inicia nesta terça discussão para Fortaleza entrar na 4ª fase do plano de retomada
+Camilo determina multa para quem não usar máscaras em locais públicos e privados no Ceará
+Atenção: Camilo autoriza reabertura de barracas de praia e retorno do futebol no Ceará a partir de segunda, 13