Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Europa e EUA demonstram preocupação com a Libra, moeda digital do Facebook

Frederico Cortez
cortez@focus.jor.br
Nesta semana, o Facebook anunciou o lançamento de sua criptomoeda, Libra. Junto com a moeda digital, a maior rede social do mundo trouxe nomes de peso como apoiadores do projeto, no total de 28 empresas, dentre elas: Mastercard, PayPal, Uber, Spotify, Mercado Pago, ebay e Visa. A ideia é ambiciosa, tornar o envio de dinheiro (Libra) por meio de aplicativos de mensagens. Um dos atrativos do novo produto do FB é que sua moeda digital seja menos instável e que não sofra uma variação muito grande em seu valor ao longo do tempo, como acontece com o Bitcoin, por exemplo.
No entanto, em menos de 24 horas do lançamento do Libra, diversas autoridades dos EUA e da Europa já se posicionaram preocupadas e contrárias com a nova criptomoeda. A coisa é tão séria, que a França está liderando uma força-tarefa no G7 ( grupo das sete economias mais avançadas do mundo- Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido) para estudar como os bancos centrais deverão se comportar diante da Libra.
Nos EUA, o movimento vai na mesma direção, tendo o apoio já de congressistas no sentido de impedir que a moeda digital entre em operação de forma imediata. Para a congressista Maxine Waters , democrata que preside o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos, ““Dado o passado turbulento da companhia, estou pedindo que o Facebook concorde com uma moratória antes de seguir com o desenvolvimento da criptomoeda até que o Congresso e reguladores tenham a oportunidade de examinar os problemas e tomar devidas ações”. Waters defende que o projeto do FB seja suspenso até que os deputados norte-americanos estudem a real proposta da Libra e seus possíveis efeitos no mercado financeiro.
No Brasil, até o momento não houve um pronunciamento oficial por parte das autoridades com relação a moeda digital do Facebook. Ainda neste mês, o Senado brasileiro irá realizar uma audiência pública para tratar do tema e contará com a presença do advogado Fernando Furlan, presidente da Associação Brasileira de Criptomoeda e Blockchain (ABCB).
Veja Mais
+ Europa e EUA demonstram preocupação com a Libra, moeda digital do Facebook
+ O direito autoral, a Current (fintech) e a Calibra (facebook). Por Frederico Cortez

Mais notícias