Estreia da seleção brasileira: confira as mudanças nos serviços da Prefeitura durante os jogos

Serviços essenciais, como saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, segurança e salva vidas, seguem mantidos normalmente


Orla de Fortaleza. Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Durante a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo de futebol que acontece hoje, quinta-feira, 24, alguns os horários de serviço e atendimento da Prefeitura de Fortaleza serão inteiramente modificados. A mudança está de acordo com o decreto nº 15.466 de 17 de novembro, que modifica os expediente do funcionalismo para 8h às 15h, quando os jogos acontecem às 16h.

Serviços essenciais, como saúde de urgência e emergência, socorros urgentes, limpeza pública, fiscalização e orientação de trânsito, segurança e salva vidas, seguem mantidos normalmente.

Confira as modificações:

Educação

A Secretaria Municipal de Educação informa que tanto os trabalhos dos gestores de educação como nas unidades escolares de Fortaleza se encerram às 15h. O período de aula das 15h às 17h será reposto com atividades domiciliares preparadas pelos professores.

Saúde

Os hospitais municipais e as Unidades de Pronto Atendimento seguem funcionando normalmente. Os postos de saúde, os Centros de Atenção Psicossocial e as Policlínicas terão atendimento até as 15h.

Vacinação contra a Covid-19

A Prefeitura de Fortaleza segue com a campanha de vacinação contra a Covid-19, de 09h às 15h. O atendimento ocorre mediante a capacidade diária máxima de cada centro de vacinação. Nos locais é recomendado o uso de máscaras.

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) realizará um esquema especial para garantir o deslocamento dos usuários na cidade. A quantidade da frota está planejada como em dias úteis e não haverá suspensão dos serviços.

Os veículos que entrariam em operação às 16h, irão circular às 14h. Durante o jogo da seleção brasileira, haverá uma redução dos veículos em operação. Depois da partida, todos os veículos programados retomam a operação normalmente para garantir o transporte para a população.

VetMóvel

O VetMóvel no Henrique Jorge (Praça Henrique Jorge (Avenida Senador Fernandes Távora, s/n) realizará consultas, vacinação antirrábica e castração sob agendamento nesta quinta-feira, 24, das 7h30 às 12h e das 13h às 15h.

No estacionamento do Cuca do José Walter (Rua 69 – Pref. José Walter), o VetMóvel também realiza consultas, vacinação antirrábica e castração sob agendamento, das das 8h às 12h e das 13h às 15h.

Já no bairro Passaré, ao lado da Clínica Veterinária Jacó, na Avenida dos Paroaras, 60 (esquina com a Avenida da Saudade), o VetMóvel realizará apenas as castrações agendadas.

Vacinação antirrábica será aplicada apenas com ficha de consulta e agendamento. Castração pode ser agendada exclusivamente pelo telefone 156.

Clínica Veterinária de Fortaleza

Nesta quinta, a Clínica Veterinária Jacó funciona das 8h às 15h. Casos de emergência serão atendidos até 15h após avaliação veterinária. O equipamento está na Avenida dos Paroaras, 60 (esquina com a Avenida da Saudade), no bairro Passaré.

Instituto de Previdência do Município

O expediente no IPM se encerra às 15h, conforme o decreto municipal. As senhas na recepção para o atendimento presencial, no entanto, serão distribuídas somente até as 14h, assim como as do salão do IPM Saúde.

Trânsito

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuarão nos corredores de grande movimentação de veículos e pedestres, intensificando a Operação Lei Seca durante a Copa do Mundo com o objetivo de promover uma maior conscientização sobre os riscos de beber e dirigir.

Defesa Civil

Em caso de qualquer risco, a Defesa Civil de Fortaleza deve ser acionada via Ciops, através do número 190. Os agentes trabalham em regime de plantão, 24h, para atender as demandas da população.

Procon

O Procon Fortaleza seguirá as determinações do Decreto Municipal com atendimento ao público até às 14h, conforme agendamento prévio no portal da Prefeitura de Fortaleza. Caso o consumidor queira realizar abertura de reclamação pela internet, o serviço continua funcionando 24 horas por dia no portal.

Mercados públicos

Mercado Messejana: 06h às 17h

Mercado Cidade dos Funcionários: 06h às 17h

Mercado São Sebastião: 5h às 15h

Mercado Central: 8h às 16h. Os restaurantes funcionarão durante os jogos

Centro Municipal de Pequenos Negócios (Beco da Poeira): 8h às 15h

Feirão São Paulo: 8h às 15h

Mercado dos Peixes do Mucuripe: 5h às 23h

Mercado do Joaquim Távora: 6h às 15h. Boxes da frente vão ficar abertos e terão transmissão da partida

Mercado do Carlito Pamplona: 5h às 13h

Mercado dos Peixes Vila do Mar: 7h às 22h

Mercado da Parangaba: 7h às 16h

Mercado do Montese: 6h às 13h

Mercado do José Walter: 6h às 15h

Mercado da Bela Vista: 5h às 17h

Funci

A Fundação da Criança e da Família Cidadã e os conselhos tutelares funcionarão das 8h às 15h. Após esse horário, o serviço do conselho entra em esquema de plantão na unidade da Rua Capitão Melo, 3883 – São joão do Tauape. Contato (85) 3238.1828 / (85) 9 8970.5479

Seuma

O funcionamento da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) acontece conforme o decreto, com serviço presencial até 15h. Os serviços virtuais, como o Licenciamento Digital, seguirão funcionando normalmente.

Com informações da Prefeitura de Fortaleza