Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Estimativa de inflação para 2020 cai para 3,47% com base no mercado financeiro

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A estimativa para a inflação este ano foi reduzida após consultas do Banco Central à instituições financeiras. A projeção para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) caiu de 3,56% para 3,47%. Os dados são da pesquisa semanal da instituição, que traz as projeções para os principais indicadores econômicos.

Para 2020, a projeção se configura como abaixo do centro da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. O alvo, definido pelo Conselho Monetário Nacional, é de 4% em 2020, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic.

Atualmente a taxa Selic está definida em 4,5% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). De acordo com o boletim, a Selic deve cair para 4,25% ao ano até o fim de 2020. Quando o Copom reduz a Selic, como espera o mercado financeiro, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

Com Agência Brasil

Mais notícias