Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Especial Praia do Futuro: A praia que gera empregos, renda e oportunidades aos cearenses

Praia do Futuro e o”pé na areia”: diferente de Rio de Janeiro e outras praias do Nordeste, a região é destaque na atração de cearenses e turistas que buscam o conceito. Foto: Lorena Macedo

Especial Praia do Futuro*

Se tem uma área região que atua diretamente no desenvolvimento, oportunidades de emprego e renda para o fortalezense é a Praia do Futuro. Ainda que muita gente olhe torto, não há como negar: seus empreendimentos empregam, acredite,  3.500 pessoas de forma direta.

Estamos falando de cozinheiros, barmans, garçons, cumins, gerentes, supervisores, profissionais de serviços gerais e muitos outros que tiram seu sustento atuando especialmente nas barracas de praia da localidade. Esse número inclusive é confirmado pela Associação das Barracas da Praia do Futuro.

“Se levarmos em consideração os indiretos, considerando vendedores ambulantes, massagistas, agentes de turismo e outros, esse número sobe muito mais. Os empregos contribuem com a renda de mais de 10 mil famílias”, explica a presidente da associação das barracas, Fátima Queiroz.

Segundo ela, cada barraca gera oportunidades únicas. “Os estabelecimentos contribuem diretamente para a redução do desemprego, crimes e a insegurança no entorno da Praia do Futuro. E mais: garantem uma vida digna, oportunidade de educação formal e uma vida digna para milhares de pessoas”, explica a empresária.

Barraca de praia: um ambiente democrático

As barracas localizadas na Praia do Futuro são um ambiente democrático. Assim avalia o sócio-gerente da Terra do Sol, Ivan Assunção.

“O fortalezense, quando vai à praia, pensa na barraca. O espaço é altamente democrático. Atende a pessoa que mora na cidade, o turista, o jovem, a família e muitos outros. Você tem estruturas que são responsáveis pelo lazer de quem mora na Capital cearense”, explica.

“Como local de lazer, envolvemos gastronomia, prática de esportes e socialização. Não é só um estabelecimento que comercializa produtos”, argumenta.

Praia do Futuro e a economia de Fortaleza

A Praia do Futuro contribui diretamente para incrementar o PIB de Fortaleza. De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira, a ideia é fortalecer ainda mais os negócios atuantes e que querem se instalar na região.

“Fortaleza vem crescendo e se destacando no Nordeste como uma das capitais que mais avança economicamente por causa de suas praias. O nosso PIB é exemplo disso. A Praia do Futuro emprega muito, visto que é um grande atrativo para a cidade. O turismo não vive só na Praia de Iracema”, explica.

“O negócio de barraca com pé na areia pertence à cidade de Fortaleza. Esse movimento cultural não existe mais como é no Rio de Janeiro e outros lugares do Nordeste”,  pontua. E mais: “É um diferencial ter barraca de praia onde o cidadão degusta o seu caranguejo escutando música ao vivo ou com um show de humor para deixar tudo mais diferenciado. E melhor: com os pés na areia enquanto observa a praia”, detalha.

Fátima Bezerra, presidente da Associação das Barracas da Praia do Futuro: “A economia de Fortaleza passa por aqui”. Foto: Lorena Macedo

Mesmo que a Praia de Iracema seja um ponto turístico nacionalmente conhecido por todos que visitam Fortaleza, o charme da Praia do Futuro está em seus atrativos e diferenciais. Outro ponto de destaque é a empregabilidade.

“É uma área da cidade muito adensada. Muitas pessoas não precisam pegar vários ônibus ou ir ao terminal para ir trabalhar ou voltar para casa, dado que moram muito próximo da praia”, diz Rodrigo. Ele também cita o o Fortaleza Capacita, programa realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Ceará.

O projeto dispõe de ações conjuntas entre as instituições para qualificar gratuitamente empreendedores de Fortaleza, sendo 25 mil por meio de capacitações e outros 5.640 através de consultorias. A cooperação tem duração de aproximadamente um ano.

“É uma economia além da própria Praia do Futuro visto que os trabalhadores moram, além da praia, em bairros periféricos por ali naquela região. A economia sai da praia e entra nesses bairros próximos também”, complementou. Os bairros que dão a volta na região da PF são Vicente Pizon, Cais do Porto, Papicu, De Lourdes e Manuel Dias Branco.

Questionado sobre novos projetos, Rodrigo ressalta: “Há uma semana, a Prefeitura levou a Lei de Incentivo Fiscal para a Câmara considerar a criação de hotéis na praia. Obviamente, a lei vai levar alguns dias para ser determinada, mas entenda: vamos gerar mais empregos e tornar a PF como a PI, no sentido de ser cada vez mais e mais conhecida a partir desses hotéis”, enfatizou. “Muito dinheiro da cidade circula por ali. Por que não edificá-la ainda mais?”, finaliza.

Especial Praia do Futuro*

Coordenação: Fábio Campos e Átila Varela

Texto: Átila Varela e Gabriel Amora

Vídeos: Lorena Macedo

Edição de vídeos: Juliany Araújo

Edição de textos: Átila Varela

Mais notícias