Espanhola Acciona e Casa dos Ventos fecham contrato para construir eólicas de R$ 5 bilhões


Por Fábio Campos
fabiocampos@focus.jor.br

A Acciona Energía, apontada como a maior empresa de energia renovável 100% livre de combustíveis fósseis do mundo, assinou um acordo com a Casa dos Ventos, maior grupo investidor em energias renováveis do Brasil e comandada pelo cearense Mário Araripe, para a aquisição de dois projetos eólicos em desenvolvimento (Sento Sé I e II), na Bahia. As plantas eólicas somadas alcançam até 850MW de potência. A previsão é de um investimento superior a R$ 5 bilhões.

O contrato com a Casa dos Ventos e os dois projetos na Bahia são os passos iniciais para a entrada da Acciona Energía no mercado brasileiro de geração renovável.

Fábio Campos

Jornalista graduado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi repórter de política e articulista do O Povo, o mais tradicional veículo de jornalismo impresso do Ceará, onde editou a Coluna Política por 14 anos (1996-2010) e a Coluna Fábio Campos por sete anos (2010-2017). Também foi editorialista do mesmo veículo entre 2013 e 2017. Concomitantemente às funções no jornal, editou o Anuário do Ceará por 15 anos, modernizando o conteúdo e o projeto gráfico da prestigiada publicação. Apresentou o programa Jogo Político na TV O Povo por 12 anos, ancorou o programa Contraponto na TV Cidade (Record), foi comentarista de política na TV Jangadeiro (SBT) e na rádio O Povo/CBN. Em agosto de 2017 iniciou a startup Focus.jor.