Empresa vai usar hidrogênio verde em frota de aviões ATR

A parceria envolve as empresas Universal Hydrogen e a ASL Aviation Holdings


ATR movido a hidrogênio. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

A Universal Hydrogen, empresa que lidera a luta para descarbonizar a aviação por meio da adoção do hidrogênio como combustível universal, anunciou nesta quarta-feira, 13, que assinou uma carta de intenções (LOI) com a ASL Aviation Holdings, um grupo global de serviços de aviação com sede em Dublin, Irlanda.

A ASL será um cliente de lançamento global para o mercado de carga turboélice e planeja comprar até dez kits de conversão ATR 72 da Universal Hydrogen para instalação em sua frota de aeronaves turboélice existente ou futura. As informações são do site Cavok.

Após a conclusão de um estudo de rede colaborativa e avaliação de aeronaves, os kits de conversão da Universal Hydrogen serão instalados em aviões ATR 72 de propriedade da ASL e operados em serviços para seus principais clientes em toda a Europa. Além dos kits de conversão, a ASL concordou em fornecer um ATR 72 para a Universal Hydrogen para uso como sua aeronave de teste e certificação de carga.

O fórum ASL CargoVision é uma iniciativa para impulsionar a inovação e a sustentabilidade na indústria de carga aérea e, trabalhando juntos neste fórum, a Universal Hydrogen e a ASL irão agir rapidamente para reduzir as emissões no setor crítico regional servido pelo ATR 72.

“Na ASL, estamos comprometidos em ser os pioneiros na introdução de novas tecnologias de redução de emissões em nossa frota atual e o hidrogênio tem um papel significativo a desempenhar com aviões como o ATR 72”, disse Dave Andrew, CEO da ASL Aviation Holdings. “A aviação não pode esperar para agir por uma década ou mais antes que novos tipos de aeronaves se tornem disponíveis e, trabalhando com a Universal Hydrogen, podemos criar uma ponte para novas aeronaves que nos permitirá reduzir imediatamente nossa pegada de carbono em linha com os compromissos de sustentabilidade ambiental em a Política ESG do Grupo ASL.”, afirma.

Em conexão com as conversões de aeronaves, a Universal Hydrogen e a ASL também firmarão um contrato de serviços de combustível de longo prazo. A Universal Hydrogen concordou em fornecer combustível de hidrogênio verde para alimentar a aeronave ATR 72 convertida da frota da ASL.

“Para atingir as metas do Acordo de Paris para as emissões da aviação, não podemos nos concentrar apenas nas aeronaves de passageiros – o mercado de carga é significativo e está crescendo. É empolgante ver uma operadora líder como a ASL profundamente alinhada com nossa visão de fazer do hidrogênio o combustível universal para a aviação”, disse Paul Eremenko, cofundador e CEO da Universal Hydrogen. “Os clientes da ASL representam alguns dos maiores usuários de frete aéreo do mundo e agradecemos a oportunidade de fornecer a eles uma maneira verdadeiramente limpa de atender às crescentes demandas de entrega” pontua.