Embaralhada, a disputa pelo comando da OAB-CE foca nos apoios do Interior

Parte significativa das forças concorrentes se originaram do mesmo grupo que venceu a eleição passada e, em menos de um ano de mandato, se dissolveu em conflitos internos. 


Vista da sede da OAB-CE a partir da avenida Washington Soares.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Faltando pouco mais de duas semanas para a eleição da OAB-CE, esquentam as articulações em busca de apoios por parte das três chapas que estão inscritas para a disputa. Enquanto o atual presidente da entidade, Erinaldo Dantas, afirma possuir o apoio de 13 das subseções, a chapa de oposição encabeçada pelo advogado Sávio Aguiar declara que está ampliando a rede de apoio no Interior do Estado.

Segundo uma fonte ouvida pelo Focus, a disputa e a configuração dos apoios mostram-se confusos por um motivo: parte significativa das forças concorrentes se originaram do mesmo grupo que venceu a eleição passada e, em menos de um ano de mandato, se dissolveu em conflitos internos.

Os apoios de subseções de acordo com Erinaldo Dantas, atual presidente da entidade que disputa a reeleição.

“Muito obrigado a todos os presidentes de Subsecções pela confiança, pelo apoio, pelo empenho e trabalho. Juntos conquistamos muito e vamos conquistar muito mais em prol da advocacia cearense”, disse Dantas em suas redes sociais. No quadro ao lado, o presidente da OAB lista os apoios da maioria das subseções.

No entanto, há informações que apontam que dentro de muitas subseções também se configuraram rachas internos. “É preciso considerar ainda que alguns desses presidentes regionais nem sequer vão disutar a reeleição”, relata a fonte.

Já a chapa de Sávio Aguiar comemora a conquista do apoio do presidente da OAB Ibiapaba, Alberto Fernandes, que teria rompido com Dantas.

Em nota, a chapa oposicisonista lista seus apoios no Interior: o presidente da OAB Sertão Central, Davi Pordeus; o Ex-Presidente da OAB Baturité, Felipe Augusto; o Presidente da OAB Cariri Oriental, Armando Basílio; o Ex-Presidente da OAB Crato, Aderson Feitosa; o Ex-Presidente da OAB Sertões de Crateús, Marcelo Cavalcante; os Ex-Presidentes da OAB Vale do Jaguaribe, Paulo Franco e Gleydson Ramon; o Presindente da OAB Itapipoca, Eurian Teixeira; o Presidente da OAB Ibiapaba, Alberto Fernandes; além das Presidentes da ESA Canindé e CAACE Canindé, Rebeca Jorge e Samya Feitosa; da Presidente da CAACE Litoral Leste, Ana Cecília; e da Presidente da ESA Iguatu, Nazaré Uchoa”.

“No Juazeiro do Norte, a chapa de Sávio Aguiar se fortaleceu ainda mais ao emplacar o Conselheiro da OAB-CE, Michel Egídio, dentro de sua diretoria, como Secretário Geral Adjunto”, aponta a nota oposicionista.

Nos bastidores, há relatos de que a chapa que tem Daniel Aragão como candidato apresidente pode ter embaralhado ainda mais o jogo.