PT oficializa pré-candidatura de Elmano de Freitas a prefeito de Caucaia

O município é administrado por Naomi Amorim, apoiado pelo ex-vice-governador Domingos Filho, que controla o PSD. O plano do petista é criar um cinturão de apoio que envolva Camilo Santana, Lula e Luizianne Lins.


Deputado Elmano de Freitas. Foto: Divulgação Assembleia Legislativa. Foto: Divulgação

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Candidato a prefeito de Fortaleza em 2012 (foi ao segundo turno contra Roberto Cláudio), o deputado estadual Elmano de Freitas foi lançado pré-candidato a prefeito de Caucaia. O anúncio ocorreu na manhã de hoje, 4, durante encontro virtual do PT do município. A deputada federal Luizianne Lins, que deve ser lançada pré-candidata em Fortaleza em encontro neste domingo, participou do ato.

Caucaia é administrada por Naomi Amorim (PSD), que é politicamente bancado pelo grupo do ex-vice-governador Domingos Filho, controlador do PSD no Ceará e que exerce grande influência na gestão da cidade, mantendo secretários de sua confiança em cargos estratégicos da gestão.

Além de Fortaleza, Caucaia é o único município do Ceará com número de eleitores suficiente para gerar o segundo turno. O município possui grande extensão territorial. Em sua área, há ativos econômicos e ambientais de grande importância que junta praias, foz de rios e chega até ao Porto do Pecém, que, em parte, pertence ao território de Caucaia.

Conhecido por sua paciência no trato do jogo político e grande capacidade de negociar, Elmano de Freitas já mostrou ser osso duro de roer quando, por pouco, não leva a Prefeitura de Fortaleza na disputa de 2012. O deputado possui uma relação muito boa com a cúpula do Palácio da Abolição.

Elmano planeja formar um conjunto de situações que tendem a favorecer a sua candidatura. Exemplo: apoio de Camilo Santana, apoio de Lula e interseção com a candidatura de Luizianne Lins em Fortaleza.

Focus teve acesso à pesquisas que apontam uma má avaliação da gestão de Amorim como prefeito da cidade. Porém, a administração tem fôlego para chegar em boas condições na campanha eleitoral.