Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Elmano diz que sua candidatura em Caucaia foi discutida com Camilo Santana

Deputado Elamno de Freitas abraça Camilo Santana em encontro na Assembleia em 2019.

Com Caucaia cada vez mais integrada a Fortaleza, a gestão da segunda cidade mais populosa do Ceará precisa saber trabalhar as imensas interseções urbanas, econômicas e sociais com a Capital, numa tendência que tende a se expandir para as outras cidades da Região Metropolitana.

A importância estratégica de Caucaia parece já ter sido assimilada pela política. Tanto que a cidade tem atraído para seu território personagens de grande visibilidade da política do Ceará. Não faz tempo, a médica Lia Ferreira Gomes, única mulher entre os irmãos Ferreira Gomes, transferiu seu título de eleitora de Sobral para Caucaia e fez movimentos para se candidatar a cargos eletivos por lá.

Agora, dois políticos com domicílio eleitoral em Fortaleza adotam Caucaia como seu campo de atuação e preparam suas candidaturas a prefeito pela cidade, que tem se notabilizado pela sequência de gestões desastradas. São dois deputados estaduais: Vítor Valim (Pros) e Elmano de Freitas (PT), que foi o candidato a prefeito de Fortaleza em 2012 numa acirrada disputa de segundo turno com Roberto Cláudio.

Conversei com Elamo de Freitas a respeito.

FC – O que levou o PT a lançar sua candidatura em Caucaia?
Elmano – O Partido dos Trabalhadores do Ceará tem como diretriz lançar candidaturas a prefeito em grandes cidades. Caucaia tem grande potencial a ser desenvolvido. Entretanto, o principal motivo é a necessidade do povo de Caucaia viver em uma cidade melhor. O sofrimento do povo e os problemas da cidade relatados em reuniões realizadas em diversos bairros nos estimulou a aceitar o convite feito pela militância local. Um desafio que eu não podia me furtar. Queremos implantar o modo petista de governar, que foi sucesso em muitas cidades brasileiras. Nosso objetivo é melhorar a vida do povo de Caucaia, que sempre acolheu bem o PT, seja votando em Lula e em candidatos do partido. Estou preparado para cumprir essa missão coletiva.

FCA sua candidatura terá o apoio formal e ostensivo do governador Camilo Santana? Há conversas com o grupo político do senador Cid Gomes em torno de sua candidatura?
Elmano
– A nossa candidatura foi discutida com o governador Camilo Santana, com a presença da direção do PT estadual. Evidentemente que existem outras candidaturas da base de apoio do governador que vão se apresentar em Caucaia. Encaramos isso com muita tranquilidade. Temos feito conversas com diversos setores da política cearense que atuam no município de Caucaia. Observamos a boa receptividade. Queremos dialogar com todos e todas que tenham afinidades programáticas conosco e deseje melhorar a vida do povo. Vamos continuar dialogando.

FC – Com serras, praias de grande beleza há meia hora do aeroporto e com parte do Porto do Pecém em seu território, Caucaia é uma joia a ser lapidada. Qual o seu projeto para a cidade?
Elmano –
Caucaia é uma bela cidade. Possui forte potencial turístico, população trabalhadora, dinâmica no comércio e nos serviços, agricultura, especialmente a familiar, pulsante e região privilegiada para atração de atividades econômicas fomentadoras de emprego e renda. O Porto do Pecém, principal vetor de atração de empreendimentos para o Estado do Ceará, certamente, modificará a região do ponto de vista urbano e social e trará novas perspectivas industriais. Não podemos esquecer a profunda desigualdade que caracteriza os municípios cearenses e que se reflete na extrema pobreza. Portanto, o nosso projeto, o modo petista de governar, se baseia nos pilares da gestão popular e participativa, do planejamento e empreendimento coletivos, da geração de empregos, da erradicação da extrema pobreza, do desenvolvimento sustentável e da afirmação de direitos como saúde e educação, direito à moradia, à cultura, ao esporte e a vida. Essas dimensões social, econômica e ambiental estarão fortemente presentes e serão marcas distintivas da administração petista.

Mais notícias