Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Fortaleza tem 99% dos eleitores com biometria após TRE-CE cancelar 373 mil títulos

Imagem do Centro de Eventos do Ceará, durante o mutirão da biometria realizada no fim do ano passado. Foto: Divulgação

Frederico Cortez
cortez@focus.jor.br

Fortaleza tem atualmente 1.470.756 eleitores com a biometria realizada, o que corresponde a 99,96% do total de votantes. O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) divulgou ontem, 4, que cancelou  373.376 por falta de cadastro biométrico (Aqui). A Capital cearense alcançou a média de 80% da atualização digital dos eleitores, um percentual  considerado satisfatório pela Corte eleitoral do Estado. O prazo para a regularização do título do eleitor encerra no dia 6 de maio.

Antes do expurgo dos títulos sem biometria, Fortaleza tinha cerca de 19,5% de eleitores com pendência junto ao TRE-CE por falta do cadastro digital do votante. À época, esse percentual equivalia a cerca de 375 mil eleitores. Um quantitativo nada desprezível e que tem o poder de definir uma eleição municipal.

Até então, Fortaleza estava com uma média de 80,5% do seu eleitorado com a biometria realizada. Com essa eliminação dos títulos de eleitor sem biometria, sua posição subiu do último lugar para a segunda colocação no ranking dentre as capitais do Nordeste. Fortaleza só ficou atrás de Teresina, que tem 99,97% da biometria realizada.

Vale ressaltar, que a Corregedoria do Tribunal Superior Eleitoral determinou que 17 zonas eleitorais de Fortaleza ( 1ª, 2ª, 3ª, 80ª, 82ª, 83ª,85ª, 93ª, 94ª, 95ª, 112ª,113ª, 114ª, 115ª, 116ª, 117ª e 118ª) e mais outros 54 municípios do Ceará realizem um segundo chamamento de biometria.

Veja a lista dos municípios cearenses para a segunda chamada da biometria : Acopiara, Aiuaba, Alto Santo, Antonina do Norte, Ararendá, Araripe, Arneiroz, Assaré, Baixio, Beberibe, Campos Sales, Catarina, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Fortaleza, Graça, Independência, Ipaumirim, Ipu, Ipueiras, Iracema, Jaguaretama, Jaguaribara, Massapê, Milhã, Monsenhor Tabosa, Morrinhos, Mucambo, Nova Russas, Novo Oriente, Orós, Pacujá, Parambu, Pereiro, Piquet Carneiro, Pires Ferreira, Poranga, Potengi, Potiretama, Quiterianópolis, Quixeramobim, Reriutaba, Saboeiro, Salitre, Santana do Acaraú, São João do Jaguaribe, Senador Pompeu, Senador Sá, Solonópole, Tabuleiro do Norte, Tamboril, Tarrafas, Tauá, Umari e  Varjota.

Consequências para quem não fizer a biometria. O fato é que, se o eleitor não fizer a biometria ficará impedido de votar, candidatar-se nas próximas eleições, inscrever-se ou receber bolsa-família, receber passaporte, fazer matrícula em instituições públicas de ensino, contrair empréstimos em bancos oficiais, tomar posse em cargo público e receber salário (se for servidor público). Outra punição grave, será o cancelamento do título de eleitor, tendo como consequência a suspensão do seu CPF.

O Tribunal cearense disponibiliza a biometria desde 2014 para o eleitores de Fortaleza. O portal Focus.jor em parceria com o TRE-CE, lançou em agosto deste ano a campanha “Seu voto é sua voz. Faça sua biometria”. O eleitor pode acessar o site do ou ligar para o Disque Eleitor 148 e escolhe horário e local em que deseja ser atendido.

Comentário Focus. Se o prazo do cadastramento biométrico dos eleitores de Fortaleza terminasse hoje, os 373 mil eleitores que estão com o seu titulo cancelado teria o poder de mudar o resultado das eleições para prefeito de 2016, onde a diferente entre o primeiro e segundo colocado foi de apenas 90.396 votos. Já em relação à eleição para o governo de 2018, os mesmos “sem biometria” corresponderia à 70,6% do número de votos que recebeu o segundo colocado. Ou seja, as eleições de 2020 em Fortaleza poderá ter um resultado inesperado, caso esses números de eleitores “sem biometria” permaneçam nesse patamar indesejado.

Onde fazer a sua biometria? Veja os locais:

De segunda a sexta, das 8h às 17h:
– Central de Atendimento ao Eleitor na Praia de Iracema;
– UECE Itaperi;
– CCDH Conjunto Ceará (antigo CSU);
– Vapt Vupt de Messejana;
– Vapt Vupt do Antônio Bezerra;
– Parque das Crianças;
– CITS Bairro José Walter.

De segunda a sexta, das 10h às 19h, nos shoppings:
– Via Sul;
– Iguatemi;
– Parangaba;
– Benfica;
– North Shopping Fortaleza;
– North Shopping Jóquei;
– Riomar Fortaleza;
– Riomar Kennedy.

De acordo com o TSE, cabe aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos estados executar e divulgar as metas do Programa de Identificação Biométrica em sua área de circunscrição. A previsão da Justiça Eleitoral é a de concluir a coleta das digitais em todo o país até 2022.

Leia Mais
Exclusivo: Com 355 mil eleitores ainda sem biometria, TRE Ceará vai promover novo mutirão

TRE-CE e Câmara de Fortaleza discutem solução para 355 mil eleitores sem biometria na capital
A três meses e meio do fim do prazo, 356 mil eleitores de Fortaleza ainda não fizeram a biometria
+  Fortaleza tem 495 mil eleitores sem biometria e ocupa último lugar dentre as capitais do Nordeste, aponta TSE
Eleitores sem biometria dá para levar um candidato ao 2º turno
Mutirão da biometria do TRE-CE atende 7 mil eleitores neste sábado, faltando doze dias para o fim
TRE-CE anuncia mutirão para quem ainda não fez a biometria
Com prazo perto do fim, quase 35% dos eleitores de Fortaleza não fizeram a biometria
O dever cívico da biometria, por Frederico Cortez
O TRE-CE inicia procedimentos para biometria obrigatória em quatro municípios
Focus.jor lança a campanha “Seu voto é sua voz. Faça sua biometria”
Supremo decide manter cancelamento dos títulos dos “sem biometria”

Mais notícias