Eleições 2020: TSE lança campanha “Se for fake news, não transmita”

Presidente do TSE disse que “as mídias sociais, as plataformas de internet, os veículos de imprensa e a própria sociedade são os principais atores no enfrentamento da desinformação"


Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança nova campanha  “Se for fake news, não transmita”, com objetivo de combater as publicações com fake news para as eleições de 2020. No caso, o informe contará com a participação do biólogo Atila Iamarino, youtuber e divulgador científico que atua contra notícias falsas durante a pandemia do coronavírus (causador da Covid-19).

Segundo o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, “as mídias sociais, as plataformas de internet, os veículos de imprensa e a própria sociedade são os principais atores no enfrentamento da desinformação”.  A Justiça Eleitoral tem um papel importante, porém residual, no enfrentamento das fake news, pois o Judiciário não tem nenhuma intenção de se tornar censor da liberdade de expressão das pessoas, conclui Barroso.

A iniciativa conta com a parceria de 49 instituições – entre partidos políticos, entidades públicas e privadas, associações de imprensa, plataformas de mídias sociais, serviços de mensagens e agências de checagem – que se comprometeram a trabalhar com a Justiça Eleitoral para minimizar os efeitos negativos provocados pela desinformação no processo eleitoral brasileiro.

A campanha  será veiculada no rádio, na televisão, na internet e em todas as redes sociais do TSE e está sem data definida para o início.

*Com informação TSE

Leia Mais
Quais os novos prazos do calendário eleitoral segundo a EC 107/2020? “Cortez responde Eleições”
Eleição 2020: TSE libera atualização do App “Pardal” para combater corrupção eleitoral
TSE fecha parceria com Fiocruz, hospitais Libanês e Albert Einstein para consultoria sanitária
TSE divulga novas datas e prazos para as eleições 2020 com base na EC 107/2020v
Pesquisas eleitorais já estão liberadas para as eleições 2020? “Cortez responde- Eleições”
Quando o candidato pode iniciar a propaganda eleitoral? “Cortez responde- Eleições”