Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Eduardo Girão coleta assinaturas para ampliar CPI da Covid a estados e municípios

Foto: Divulgação.

Equipe Focus
focus@focus.jor.br

Buscando a instalação da CPI da Covid e sua ampliação para estados e municípios, o senador cearense Eduardo Girão (Podemos) mobilizou senadores de seu partido para coletar assinaturas, a fim de rastrear ilegalidades durante a pandemia.

“O nosso pedido, que foi apoiado por toda a bancada do Podemos, é que não apenas a União seja investigada, mas estados e municípios também, para que a verdade venha à tona na maior amplitude possível”, disse Girão.

“Será importante para sabermos das irregularidades que aconteceram em um momento de tanto sofrimento, quando milhares de pessoas estão morrendo por causa da falta de leitos de UTI. Temos fortes indícios de crimes de corrupção em entes federativos que receberam bilhões de reais em recursos federais para a pandemia”, destacou o senador.

Nove senadores do partido já assinaram e agora estão em busca de mais nomes. O senador revelou ainda que só para o Ceará foram repassados R$ 4,9 bilhões para os custeios de rotina com a saúde e com a Covid-19, em 2020.

“Existem indícios de desvios dos recursos para o enfrentamento ao novo coronavírus em alguns entes federativos, inclusive no Ceará, como no escândalo do Hospital de Campanha do PV em Fortaleza e o calote de centenas de respiradores por empresas ligadas à indústria da maconha ao ‘Consórcio Nordeste’. O atual requerimento de CPI, da forma como está, impede a investigação dessas irregularidades e estamos querendo mais amplitude nessa investigação”, ressaltou.

Para que seja instaurada uma CPI, no Senado Federal, é necessário que o requerimento tenha o apoiamento de um terço dos membros da Casa (equivalente a 27 senadores).

Mais notícias